Trabalho em equipa – Segredos para o sucesso

Falar da importância das equipas de trabalho é relativamente fácil, coisa que não acontece quando se tenta alinhar interesses, competências e habilidades profissionais. Todos sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, preocupando-se em selecionar indivíduos com forte capacidade de adaptação e flexibilidade, sempre preparados para conseguirem ver no outro uma oportunidade de novas aprendizagens.

Mas, afinal, quais os segredos para uma equipa de trabalho de sucesso?

Trabalho em equipa

Atualidade

Nos dias que correm, são notórias as divergências das equipas de trabalho, quando comparadas às dos anos passados. Hoje em dia são, claramente, muito mais diversificadas, dispersas, digitais e dinâmicas.

Todos os colaboradores ambicionam a oportunidade de se destacarem no seu local de trabalho, conquistando uma posição de superioridade perante os restantes. No entanto, apenas quando são somados os esforços de todos os membros, é que se podem colher benefícios para a empresa em questão.

Como em quase tudo na vida, apenas quando todos os trabalhadores tiverem espírito de equipa e colocarem os objetivos comuns acima dos individuais, conseguirão alcançar vitórias e vencer campeonatos.

Aprender a trabalhar em equipa tornou-se uma necessidade e, sobretudo, um enorme diferencial!

Vantagens do trabalho em equipa

São inúmeras as vantagens de um bom trabalho em equipa. Abaixo encontram-se algumas delas:

  • possibilita o intercâmbio de experiências, informações e conhecimentos;
  • promove a colaboração entre profissionais de díspares áreas;
  • melhora as relações interpessoais;
  • cria um espírito de união entre colaboradores;
  • melhora a qualidade do ambiente de trabalho;
  • agrega diferentes perspetivas de solução para eventuais problemas da empresa;
  • permite que todos participem em projetos importantes da empresa;
  • acelera a realização de projetos e a obtenção de resultados;
  • promove uma competitividade profissional saudável colaboradores.

Sucesso no trabalho

Segredos para o sucesso

Para se conseguir alcançar as vantagens do trabalho em equipa, é necessário trabalhar/moldar alguns aspetos fundamentais dentro da própria equipa. Conheçamos, desta forma, alguns dos segredos para uma equipa de trabalho de sucesso!

1. Promover a comunicação

A comunicação aberta e livre, dentro de uma equipa de trabalho, é umas características mais importantes. Todos os membros devem poder comunicar abertamente com o grupo, sob a forma de solicitação de atualizações e do estado dos projetos, bem como outras questões e sugestões. Uma equipa de trabalho que incentiva uma boa comunicação, permite que todos partilhem as suas ideias e opiniões sem medos.

2. Promover o respeito

Devem ser respeitados todos os aspetos, nomeadamente as ideias, capacidades de comunicação, formação, religião e métodos de trabalho mesmo que, por vezes, não se concorde com eles.

3. Promover a colaboração

Qualquer trabalho ou projeto realizado em equipa exige uma colaboração eficaz. Cada membro deve perceber como é que as suas competências e talentos se irão encaixar nos dos restantes membros da equipa de trabalho. Se o objetivo é uma equipa de trabalho que funciona, todos devem entender qual é o seu papel e como utilizá-lo de forma a contribuir para o sucesso.

4. Promover a gestão de conflitos e a solução de problemas

Uma estratégia própria para a gestão de conflitos e para a solução de problemas deve fazer parte integrante de uma equipa eficaz. É óbvio que esta será diferente de equipa para equipa, pois devem ser tomados em consideração a situação e os membros individuais. Torna-se imperativo estruturar e adaptar os métodos de gestão de conflitos e de solução de problemas que sejam mais eficientes para aquela equipa em específico. Quando os membros forem capazes de enfrentar todos os obstáculos unidos, a equipa conseguirá trabalhar sem problemas.

5. Estabelecer metas

Muitas vezes, os líderes têm tendência a distribuir tarefas, sem contextualizar o trabalho e a importância deste. Isto faz com que os membros sintam que o trabalho é infindável, inútil e, frequentemente, exaustivo. A sua equipa precisa de objetivos SMART.

Objetivos SMART

Qualquer equipa de trabalho precisa de objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e de datas definidas para a concretização dos mesmos. Estes permitir-lhe-á priorizar o que é mais importante, direcionando-a para melhores resultados que, consequentemente, proporcionarão uma sensação de conquista em todos os membros.

6. Promover a transparência

Entenda-se por transparência, neste caso, como o método de tornar tudo (informações, números, planos e objetivos) rapidamente acessível a todos os membros da equipa de trabalho. Ao promover essa transparência, consegue-se aproveitar toda a inteligência e motivação da equipa, porque todos saberão não só o que estão a fazer, mas também o que os seus colegas estão a fazer. Isto permite que os membros entendam como todas as tarefas se encaixam no plano geral dos objetivos a alcançar pela organização.

7. Reconhecer realizações

Vários estudos científicos demonstram que a maior motivação das pessoas não é o dinheiro, mas sim o reconhecimento. Uma boa forma de o fazer é discutir todas as realizações da equipa no final de cada semana. Este deve ser um momento em que os membros da equipa felicitam-se pelas metas alcançadas.

8. Possibilitar o poder de tomada de decisão

No que toca à tomada de decisões, um líder deve confiar no conhecimento dos membros da sua equipa. É por essa razão que a colaboração e a gestão dentro da equipa é um dos ingredientes chave para o sucesso. Portanto, providenciar à equipa o poder de tomar decisões é fundamental para gerar motivação e desempenhar um bom trabalho.

9. Promover reuniões

Ainda que não seja, de todo, razoável ter um trabalho em equipa sem reuniões, é importante garantir que as que existem são produtivas e que a direcionam para os objetivos a alcançar. Uma boa estratégia para promover reuniões de equipa produtivas, é utilizar relatórios de status. Estes relatórios permitem avançar diretamente para discussões estratégicas. Desta forma, economiza-se tempo e garante-se que as temidas reuniões de trabalho, se tornem em histórias de sucesso.

Um trabalho em equipa eficaz, exige definição de objetivos claros e uma excelente comunicação entre todos os membros. É fundamental assegurar que estão a trabalhar no mesmo sentido e em direção às mesmas metas. Afinal, a base de tudo são as pessoas e não os projetos. Se se focar em fazer com que as pessoas funcionem, poder-se-á aproveitar todo o potencial que elas têm para, assim, alcançarem coisas extraordinárias em conjunto.

 

Sobre o autor

CEO and Software Developer at Filipengine - Sistemas de Informação.

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap