O que é UX Design?

UX = User Experience (experiência do utilizador)

Basicamente Ux significa a relação entre o utilizador e um determinado produto/serviço, desde o interesse, as pesquisas e compras de um produto/serviço que o utilizador pode fazer.

O foco do UX Designer é ter em conta cada etapa o utilizador enquanto interage com o produto ou serviço, e fazer com que essa interação ocorra da melhor forma possível.

Quando um produto ou serviço não tem em conta o UX, é comum que o utilizador se encontre em algumas situações como:

• Achar que a aplicação é complicada demais para usar;
• Ter dificuldades em terminar um pagamento num e-commerce;
• Frustrar-se ao tentar configurar um produto;

Deste modo, o UX Design é a combinação entre empatia, usabilidade e tecnologia. Logo, as responsabilidades do UX Designer são:

• Pesquisar sobre o utilizador e as suas necessidades;
• Realizar testes de usabilidade e aplicar as mudanças necessárias;
• Desenvolver experiências que impactem o utilizador;
• Colaborar com os objetivos do negócio em questão;

No entanto, é importante salientar que o UX Design não beneficia só o utilizador, mas também contribui para a evolução da marca e empresa. E com isto as empresas colocam o utilizador no centro das decisões de produto, existindo assim os seguintes benefícios:

• Melhoria na experiência do cliente com o produto ou serviço;
• Fidelização à marca;
• Aumento na lucratividade;
• Melhora a imagem da entidade;

Onde o UX Designer pode atuar?

Como o conceito pode ser aplicado a qualquer produto ou serviço desenvolvido pela empresa, existem diversas opções para quem trabalha como UX, como por exemplo:

• Agências que trabalhem com produtos digitais e web;
• Como freelancer, atuando de forma variada;
• Remotamente para empresas nacionais e internacionais;
• Empresas que atuem em diversos segmentos como, desenvolvimento de softwares, start-ups, consultorias outras que desenvolvam produtos digitais;

Em suma, a área de UX responsabiliza-se por realizar diversas pesquisas para entender mais sobre os utilizadores, os seus costumes e necessidades. Se não tem como fazê-lo, a Filipengine está aqui para o ajudar, pois isto tudo acontece por meio de metodologias como: persona, trajeto do utilizador e análise de dados.

Eva Costa

Técnica de Marketing Digital - Filipengine. Técnica Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (2019-2021).

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