Reels: O novo TikTok do Instagram

Saiba como aceder e usar o Reels, o novo “TikTok” do Instagram!


O Instagram Reels foi lançado em 50 países. Esta nova maneira de criar vídeos curtos e divertidos no Instagram começou como um teste no Brasil, em França e na Alemanha e, agora, expandiu-se para Portugal!
O Instagram Reels permite que os utilizadores gravem e editem vídeos com vários clipes de 15 segundos com áudio, usando novas ferramentas de criação.

Como criar Reels?


O primeiro passo para utilizar esta nova ferramenta é selecionar a opção Reels na parte inferior da camara dentro da aplicação Instagram. Após selecionar esta opção, surgirá um conjunto de ferramentas de edição no lado esquerdo do ecrã, que permitem a criação e edição dos vídeos. As funcionalidades disponíveis são as seguintes:

Áudio — Aqui pode pesquisar as várias músicas disponíveis na biblioteca de músicas do Instagram, à semelhança do que já acontece nas Instagram stories. Se não encontrar a música que pretende e preferir escolher um áudio original, também o pode fazer. Para isso basta gravar um vídeo e utilizar o áudio original.

Efeitos de inteligência artificial — A nova plataforma do Instagram vem equipada com uma série de efeitos desenvolvidos por vários criadores de todo o mundo. Um dos efeitos disponíveis é o efeito “Green Screen”, que permite aos utilizadores mudarem o plano de fundo de uma determinada gravação.

Temporizador e contagem regressiva — Através do menu “temporizador” pode programar a gravação de um Reel. Depois de selecionar esta opção, surge no ecrã uma contagem regressiva até começar a gravação do vídeo. Permite pousar o telemóvel num determinado sítio e ter tempo de se posicionar no plano.

Alinhamento — É possível criar transições entre os vídeos. Para isso, basta alinhar os clipes do vídeo gravado anteriormente.

Velocidade — Na gravação de Reels também vai poder alterar a velocidade do vídeo. Pode acelerar ou desacelerar o vídeo, ou até mesmo, apenas um segmento do mesmo, fazendo o efeito de câmara lenta.

Terminei o meu Reel. E agora?


Depois de terminar a gravação de um Reel, pode alterar a imagem de destaque. Pode também adicionar uma descrição ao vídeo, adicionar hashtags e identificar amigos para que o seu Reel alcance uma maior audiência. Se, ainda assim, não estiver pronto para publicar, pode sempre deixar o Reel em rascunho e, mais tarde, voltar a trabalhar nele.

É agora altura de o partilhar! Para além de o poder partilhar com amigos, também é possível descobrir Reels de outras pessoas através do campo de pesquisa. É possível ver as reações e os comentários e quantas visualizações têm um Reel, tal como no TikTok.

Depois de criar e partilhar um Reel, pode ainda partilhar o mesmo nas suas histórias do Instagram, quer seja com amigos próximos ou através de uma mensagem privada. Neste caso, e tal como acontece nas stories, o conteúdo fica visível durante 24 horas.

Reels tem uma equipa de curadoria
Em vez de um algoritmo misterioso escolher quais os Reels a destacar, como acontece no TikTok, a equipa do Instagram diz que a tarefa ficará a cargo de uma equipa de curadores. “A equipa de curadoria do Instagram é marcada pela diversidade, composta por pessoas de formações e conhecimentos diferentes, especializados em vídeo, jornalismo e curadoria”, nota a empresa na apresentação da nova ferramenta. O objetivo é destacar os Reels mais divertidos e “culturalmente relevantes”.

Se gosta do conceito do TikTok e tem uma conta do Instagram experimente já o Instagram Reels! Se já experimentou, diga-nos o que achou!
 

Carolina Teixeira

Digital Marketing Technician at Filipengine - Sistemas de Informação.

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