Analisar a concorrência

É muito importante perceber como está posicionado em relação aos seus concorrentes, não só para encontrar oportunidades, mas também para saber o que pode melhorar.

São muitas as pessoas que vêem a análise da concorrência como algo antiético, mas fique sabendo que estão completamente errados! Os relatórios da concorrência não têm nada de antiético. Além de serem corretos, são completamente necessários.

No entanto, há uma coisa que deve ter em atenção antes:

– Definir quem são os concorrentes

Para muitos este passo pode ser óbvio, mas nem sempre a definição dos concorrentes é assim tão fácil.
Há que, primeiramente, identificar os concorrentes diretos, ou seja, aqueles que estão no mesmo mercado que o seu e que desenvolvem produtos iguais aos seus.

O passo seguinte é definir os concorrentes indiretos.
Os concorrentes indiretos são aqueles que satisfazem a mesma necessidade que a sua marca ou que vendem produtos semelhantes. No fundo, acabam por ter o mesmo público-alvo ou muito parecido.

Depois de escolher os concorrentes devidamente, deve escolher os que mais lhe interessam. Geralmente são empresas localizadas na mesma área geográfica ou com comunicação semelhante à sua.

O primeiro passo é definir os concorrentes, o segundo é falar connosco!
A Filipengine – Sistemas de Informação possuí a melhor forma de analisar os seus concorrentes, enviar-lhe relatórios e, ainda, explicá-los, sugerindo alterações.

Entre em contacto e saiba tudo.
Envie e-mail para geral@filipengine.pt
 

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.