A evitar no e-mail marketing

Antes de percebermos o que devemos evitar no e-mail marketing, é necessário percebermos em que é que consiste o conceito.

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação que se baseia no envio de e-mails de uma empresa para seus clientes e leads.

Existem diferentes tipos de e-mail marketing, os mais utilizados são os que destacam promoções e ofertas, os que informam de atualizações e novidades relevantes sobre a empresa e os de boas-vindas.
No entanto, há coisas que devemos evitar:

Tentativa desesperada de venda

Estar constantemente a enviar e-mails a tentar vender acaba por estragar a sua reputação. Os clientes vão achá-lo desesperado. Intercale com conteúdo diferente e informativo.

Não segmentar as campanhas

A falta de segmentação do público é um dos motivos para uma campanha de E-mail Marketing estar com resultados muito baixos.É fundamental perceber que enviar um grande volume de e-mails não significa obter mais resultados. A melhor prática para atingir o seu público é enviar a mensagem certa para o público certo, no momento certo, associando o interesse do cliente com o conteúdo oferecido.

E-mails com muitas imagens

Evite imagens na mensagem que enviará, pois muitas vezes as imagens são bloqueadas e os e-mails são colocados em spam, nunca chegando à audiência. Dos piores erros do e-mail marketing é utilizar muitas imagens ou apenas uma imagem que explica a campanha. Opte por texto apelativo e um link que redireciona o cliente para o conteúdo principal.

Comprar lista de e-mails

Este é um outro erro bastante comum. A compra de listas de e-mails de empresas para e-mail marketing é muito mais fácil do que a criação de uma lista do zero. É,também, uma forma mais rápida e fácil de começar no marketing digital e por isso continua a ser utilizada mesmo que muita gente saiba que não é uma prática recomendada.Contudo, essa prática prejudica muito a imagem e reputação da sua empresa aos olhos dos serviços de e-mail.

Não testar antes de enviar

O conhecido teste A/B, consiste em dividir o público e enviar conteúdos com design e assuntos diferentes para cada grupo. Assim, é possível comparar qual o modelo de e-mail gera mais resultado.
Muito importante também é, antes de disparar o e-mail marketing, realizar um envio teste para verificar a visualização nos vários e-mails: Outlook, Hotmail, Gmail, Yahoo, etc. Isto é essencial, pois é impossível existir 100% de compatibilidade com todos os softwares de e-mail e webmails.

 

Carolina Teixeira

Licenciada em Línguas e Relações Empresariais.

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