O que deve ter em atenção antes de criar um site?

Antes de fazer um site, há uma série de questões que necessitam de ser respondidas, pois são poucos os segundos que tem para convencer um visitante a permanecer no seu site. Portanto, é necessário que o visitante descubra rapidamente se o site resolverá o seu problema ou responderá à sua pergunta. É por isso que um site precisa de um planeamento rigoroso, não podendo ser feito da noite para o dia.

Mas qual é a melhor forma de o fazer e que questões deve colocar antes de fazer um site?

Estas são as principais perguntas que deve tentar responder antes de partir para a criação do site:

  • Qual o nome da empresa? E qual o significado por trás do nome?
    Esta é uma das perguntas principais, é muito importante existir uma história por trás do nome da empresa. Como surgiu e com que intuito, pois, muitas vezes, permite perceber a filosofia não só da empresa, mas também de quem está por trás dela.

  • Qual é o objetivo do site?
    Deve ter em mente o objetivo que tem para o seu site, sendo que esse objetivo precisa de ser o mais claro possível.
    Deseja promover os seus serviços, dar a conhecer o seu portefólio, mostrar aos clientes os seus produtos ou deseja que eles comprem os produtos diretamente do site?
    Pense bem sobre todas as possibilidades e, depois de saber exatamente o que deseja alcançar, é necessário determinar como chegará lá.
    Não pense somente nas metas gerais do seu site, determine, também, outros resultados que pode obter do site (como por exemplo, os visitantes inscreverem-se na sua newsletter mensal).

  • Que características e funcionalidades o site precisa de ter?
    Por exemplo, deseja incorporar uma loja? Tem de ser agora ou pode ser mais tarde? Há algo que tenha de ser feito já para poder ser utilizado no futuro?
    Todas estas questões são fundamentais para chegar até aos seus clientes.

  • Em que aspetos a sua marca pode diferenciar o seu site dos outros do seu nicho? 

  • Caso já possua um site, quais são os problemas que está a enfrentar no site atual?
    Se optou por criar um novo site, deve haver um motivo. E esse motivo não deve ser apenas o facto de não gostar mais da parte estética. Há sempre uma funcionalidade a melhorar.
    Então olhe para o seu site atual como se fosse um utilizador e pense como seria a sua “caminhada” no site. Por exemplo: Onde clicará a seguir? É aí que realmente quer que os seus clientes cliquem de seguida? Todas as informações necessárias são fáceis de encontrar? É fácil encontrar os contactos? O checkout da sua loja é fácil de usar?

  • O que resolveria esses problemas?
    Pense numa possível solução para os problemas encontrados, caso não consiga sozinho peça ajuda a alguém dentro da área. Duas cabeças pensam sempre melhor do que uma.

  • Que problemas a sua empresa está a enfrentar?
    Os seus clientes gostam dos seus produtos, mas não estão a comprar? Eles tentam entrar em contacto consigo, mas não conseguem? Certamente conhece a sua empresa e estes são apenas exemplos, mas sempre que tiver uma dúvida, não hesite em anotá-la, mesmo que ache que ela não tem nada a ver com seu site ou o seu designer. Nunca se sabe como isso pode ajudá-lo!

  • Como o seu site pode resolver alguns desses problemas?
    Talvez possa usar o seu site para educar os seus clientes. É verdade, os clientes também precisam de ser educados e, desta forma, consegue levá-los para onde quer. Pode fazê-lo, por exemplo, através de um vídeo sobre o(s) seu(s) produto(s). Ou até pode adicionar um mapa do Google ou uma descrição mais precisa da sua localização no site.
    É apenas uma sugestão, mas para conhecer melhor os problemas e, depois de identificá-los, precisa de entrevistar os seus clientes atuais e perguntar-lhes o que acham que pode melhorar.

  • Existe alguma estrutura / design específico que gostaria de aplicar no seu site? 

  • Qual é o seu domínio/URL? 

  • Site Map
    Em primeiro lugar, precisa de ter uma ideia sobre o conteúdo do seu site e, em seguida, deve escrever o chamado site map.
    Muitas pessoas começam simplesmente a criar um site e, posteriormente, percebem que não sabem quantas/quais páginas precisam. E, muitas vezes, também não escreveram nenhum texto, não sabem onde colocar as imagens ou quantas serão necessárias. Acredite, saber isso tudo é muito importante antes de começar a criar um site.
    Pense na construção de uma casa. Antes de começar a construir, precisa de saber quantos quartos precisa, quantas casas de banho, onde ficará a cozinha, quantas janelas são precisas e as fichas da luz, quantas serão necessárias?  A construção de um site é semelhante. Não pode simplesmente começar, precisa de ter o produto final em mente.
    Por isso escreva o seu site map!
    Um site map é uma lista de todas as páginas e subpáginas que deseja ter.
    Inclua todos os links e conexões internas das páginas, mesmo que pareça um pouco confuso.

 

Sobre o autor

COO (Chief Operating Officer) at Filipengine - Sistemas de Informação.

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap