Em todos os campos do design se nota uma constante evolução e, o setor de web design, não ficou para trás.
Alguns elementos e recursos do web design nunca saem de moda, como os designs responsivos, a facilidade de utilização e alta velocidade do carregamento. No entanto, as tendências de web design listadas abaixo são inovadoras e serão altamente populares em 2020.

Assimetria dos elementos
O layout é muito importante para o design geral do site. Começa com uma página em branco onde os diferentes elementos são colocados, como texto, botões, imagens, logotipos, etc. A forma como esses elementos estão dispostos e organizados é crucial para um bom web design.
Durante os últimos anos, um layout simétrico foi considerado um padrão de design, mas esse layout pode fazer com que seu site pareça chato. A revolução de 2020 passará por assimétricos, que podem tornar seu site divertido, único e apelativo. Podemos observar um exemplo de um site com uma assimetria perfeita na imagem abaixo (Data-Data):

No entanto, lembre-se de não exagerar na assimetria do seu site, caso contrário, este poderá tornar-se caótico e complexo para os utilizadores. É sempre necessário o equilíbrio num design assimétrico.

Grandes fontes e tipografia
De todos os elementos de web design, o texto é, geralmente, considerado o menos emocionante. A tipografia é excluída como parte do design geral do site. Mas, em 2020, a tipografia e fontes grandes, ousadas e personalizadas serão uma grande tendência!
Deixe as palavras do seu site falarem mais alto. Seja aventureiro com a variedade de opções de letra e tamanho. Pode até usar ferramentas e softwares para criar fontes personalizadas.

Gráficos Vetoriais
Com o aumento da utilização de dispositivos móveis, o tráfego em sites provenientes de pessoas que usam telemóveis tem sido consideravelmente maior que o tráfego de computadores. Essas estatísticas levaram ao surgimento dos ‘designs para dispositivos móveis’, o que significa que o processo de web design agora prioriza os utilizadores móveis, criando sites responsivos.
O uso de gráficos vetoriais continuará a ser, em 2020, uma tendência fundamental. Ao contrário de outros formatos de imagem anti móveis, são imagens vetoriais sem pixels que se ajustam a qualquer tamanho de tela sem distorcer a qualidade da imagem.

Cores fortes e brilhantes
O uso correto das cores no seu site pode transformá-lo. As cores neutras sempre foram uma opção segura, mas pode fazer com que o site pareça chato e simples. Se quiser destacar-se, use cores fortes e brilhantes.
O uso de cores vibrantes e de alta saturação é uma maneira simples e eficaz de fazer com que seu site pareça excêntrico e apelativo.
As cores fortes são uma tendência a seguir em 2020. Pode até usar determinadas cores para evocar certos sentimentos no utilizador. Por exemplo, a cor azul cria uma sensação de calma e confiabilidade, o vermelho denota energia e paixão e o verde simboliza a natureza e a frescura.

Formas e animações
Formas e micro animações podem ter um impacto significativo na experiência do utilizador. O uso de linhas retas e formas geométricas costumava ser uma grande tendência até 2019, mas o futuro do web design passa por formas fluidas e não geométricas. São formas que não envolvem linhas retas.
O uso de formas fluidas resulta numa melhor divisão do espaço sem o uso de linhas e ângulos severos. Juntamente com as formas, as micro animações também tornam o seu site interativo e divertido.

Minimalismo
Projetos minimalistas fazem com que o seu site pareça simples e, ao mesmo tempo, sofisticado. Espera-se que o design minimalista também continue popular num futuro próximo.
Um bom design minimalista passa por poucos elementos na página, usando o espaço negativo para chamar a atenção do espectador. O truque do design minimalista consiste em não “exagerar” no design e mantê-lo limpo e exposto.

Smart videos
Os vídeos são a forma mais poderosa de chamar à atenção, pois conseguem transformar o seu site e torná-lo mais chamativo.
Adicionar um vídeo ao seu site pode torná-lo menos maçador. Há algumas coisas a considerar antes de decidir incluir vídeos: a finalidade do vídeo, o canal e o número total de vídeos.
Incorporar um vídeo do YouTube no seu site para ter conteúdo de vídeo é uma prática errada. Precisa de utilizar um vídeo de alta qualidade e bem projetado, que transmita uma mensagem significativa ou que tenha um propósito e acompanhe o design geral do seu site. Também é uma boa prática usar um vídeo bem pensado em vez de muitos. A última coisa que você deseja é um monte de vídeos sem sentido no seu site, que sobrecarregam a interface e confundam os visitantes.

Projetos adaptados para deficientes
Inclusão e acessibilidade são, cada vez mais, conceitos importantes. Isso deu origem a uma tendência: sites adaptados para deficientes. São sites inclusivos, acessíveis e acolhedores para todos, com um design que prioriza utilizadores com diferentes deficiências.
Alguns recursos de sites adaptados às pessoas com deficiência são a utilização de legendas para pessoas com daltonismo ou deficiências visuais, as transcrições de vídeos para visitantes com deficiência auditiva e a integração do comando de voz para pessoas com deficiência física.

Na indústria do web design, acompanhar as últimas tendências é extremamente importante. Se é um web designer ou uma empresa que deseja que o seu site seja projetado, é crucial que saiba quais são as tendências, porque o sucesso do seu site depende muito disso. Porque lembre-se, ninguém gosta de um site desatualizado e chato!
 

Sobre o autor

Digital Marketing Technician at Filipengine - Sistemas de Informação.

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap