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BeReal: Como é que as marcas estão a utilizar a nova app sem filtros?

Desenvolvida na França em 2020, por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, esta aplicação esteve em primeiro lugar na App Store da Apple em agosto de 2022.

Esta nova rede social criada para combater o Instagram e o TikTok, propõe mostrar fotografias sem filtros que permitam ter uma visão realista do que os seus amigos fazem diariamente.

A aplicação que quer trazer mais realidade às redes sociais e que se anuncia como anti-Instagram está a tornar-se um sucesso, atingindo os 22,8 milhões de downloads. E chegou na hora certa, uma vez que as críticas ao Instagram aumentam por parte dos seus utilizadores, devido ao facto desta plataforma priorizar conteúdos recomendados em vez das publicações das pessoas que seguem. Num momento em que as redes sociais estão cada vez mais impessoais e artificiais.

Como funciona o BeReal?

Todos os dias num horário diferente, todos os utilizadores são notificados simultaneamente para capturar e partilhar uma fotografia em tempo real, tendo apenas 2 minutos para o fazer. Sem vídeos, sem filtros.

Quando tira a fotografia, esta captura tanto com a câmara frontal como com a câmara traseira. A ideia é ser o mais natural possível, capturando momentos crus do seu dia a dia.

 

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Se não tirar a fotografia não consegue aceder aos conteúdos publicados pelos seus amigos. Não existem likes, partilhas ou seguidores. Apenas é possível reagir às publicações dos seus amigos com RealMojis e ver a localização onde foram tiradas as fotos.

Mas, se o conteúdo não pode ser editado ou publicitado, haverá espaço para as marcas e o marketing no BeReal?

Como é que as marcas estão a utilizar o BeReal?

Pode parecer que não existe espaço para as marcas nem para o marketing no BeReal, mas não é verdade. Existe espaço sim, o que tem de fazer é inovar e pensar de forma diferente.

Já há algumas marcas a arriscarem e a testarem diversas abordagens nesta plataforma.

Chipotle Mexican Grill

A rede americana de comida mexicana aderiu à aplicação em abril de 2022 e está a utilizar dinâmicas de desafios para partilhar códigos promocionais e cupões exclusivos.

 

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Elf Cosmetics
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A marca americana de cosméticos, disponibilizou códigos que ofereciam kits de graça. Mas, para isso os utilizadores teriam de aceder ao website da marca, o que gerou um aumento no tráfego.

 

Trident & Sour Patch Kids

Estas duas marcas uniram-se e desenvolveram uma chiclete que foi anunciada no BeReal.

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Como pode ver, existe espaço para as marcas e o marketing nesta rede social sem filtros ou publicidade, basta pensar fora da caixa!

Aproveite o conceito da aplicação para mostrar os bastidores, dando a conhecer pessoas e cenários reais que estão por trás da sua marca. Use o BeReal para humanizar a sua marca e fortalecer a sua comunidade.

 

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Bárbara Melo

Técnica de Marketing Digital na Filipengine - Sistemas de Informação. Licenciada em Relações Públicas pela Universidade da Maia – ISMAI, com aptidões em Marketing Digital, Gestão de Redes Sociais e Design Gráfico.

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