BeReal: Como é que as marcas estão a utilizar a nova app sem filtros?

Desenvolvida na França em 2020, por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, esta aplicação esteve em primeiro lugar na App Store da Apple em agosto de 2022.

Esta nova rede social criada para combater o Instagram e o TikTok, propõe mostrar fotografias sem filtros que permitam ter uma visão realista do que os seus amigos fazem diariamente.

A aplicação que quer trazer mais realidade às redes sociais e que se anuncia como anti-Instagram está a tornar-se um sucesso, atingindo os 22,8 milhões de downloads. E chegou na hora certa, uma vez que as críticas ao Instagram aumentam por parte dos seus utilizadores, devido ao facto desta plataforma priorizar conteúdos recomendados em vez das publicações das pessoas que seguem. Num momento em que as redes sociais estão cada vez mais impessoais e artificiais.

Como funciona o BeReal?

Todos os dias num horário diferente, todos os utilizadores são notificados simultaneamente para capturar e partilhar uma fotografia em tempo real, tendo apenas 2 minutos para o fazer. Sem vídeos, sem filtros.

Quando tira a fotografia, esta captura tanto com a câmara frontal como com a câmara traseira. A ideia é ser o mais natural possível, capturando momentos crus do seu dia a dia.

 

Se não tirar a fotografia não consegue aceder aos conteúdos publicados pelos seus amigos. Não existem likes, partilhas ou seguidores. Apenas é possível reagir às publicações dos seus amigos com RealMojis e ver a localização onde foram tiradas as fotos.

Mas, se o conteúdo não pode ser editado ou publicitado, haverá espaço para as marcas e o marketing no BeReal?

Como é que as marcas estão a utilizar o BeReal?

Pode parecer que não existe espaço para as marcas nem para o marketing no BeReal, mas não é verdade. Existe espaço sim, o que tem de fazer é inovar e pensar de forma diferente.

Já há algumas marcas a arriscarem e a testarem diversas abordagens nesta plataforma.

Chipotle Mexican Grill

A rede americana de comida mexicana aderiu à aplicação em abril de 2022 e está a utilizar dinâmicas de desafios para partilhar códigos promocionais e cupões exclusivos.

 

Elf Cosmetics

A marca americana de cosméticos, disponibilizou códigos que ofereciam kits de graça. Mas, para isso os utilizadores teriam de aceder ao website da marca, o que gerou um aumento no tráfego.

 

Trident & Sour Patch Kids

Estas duas marcas uniram-se e desenvolveram uma chiclete que foi anunciada no BeReal.

Como pode ver, existe espaço para as marcas e o marketing nesta rede social sem filtros ou publicidade, basta pensar fora da caixa!

Aproveite o conceito da aplicação para mostrar os bastidores, dando a conhecer pessoas e cenários reais que estão por trás da sua marca. Use o BeReal para humanizar a sua marca e fortalecer a sua comunidade.

 

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Bárbara Souto e Melo é Especialista em Marketing Digital na Filipengine, destacando-se na gestão de redes sociais, criação de conteúdos, copywriting e design gráfico. Licenciada em Relações Públicas pela UMAIA, aprofundou conhecimentos em Marketing e Publicidade na T.E.I University, na Grécia, através do programa Erasmus+. Com um forte compromisso com a aprendizagem contínua, concluiu formações em Marketing Digital pela Google, Illustrator pela A Nossa Escola e Anúncios Google pela Lisbon Digital School. Criativa e versátil, alia comunicação e design para desenvolver estratégias eficazes. Adaptável e organizada, caracteriza-se pelo espírito de equipa e pela capacidade de superar desafios. O seu empenho e visão inovadora refletem-se na constante busca por soluções estratégicas e impactantes. A sua paixão pelo marketing e pelo design impulsiona a sua dedicação em criar experiências visuais envolventes e de alto impacto. Acredita que a combinação entre criatividade e análise de dados é essencial para alcançar resultados eficazes e sustentáveis. O seu dinamismo e atenção ao detalhe permitem-lhe criar conteúdos que captam a essência das marcas.