O que o Webrooming lhe pode trazer de bom?

O Webrooming é um comportamento do consumidor relativamente recente e pode funcionar em benefício de uma empresa pequena.

Webrooming é um termo que define o ato do consumidor pesquisar produtos online, mas acabar por comprá-los numa loja física.
Do outro lado temos o Showrooming onde os clientes usam lojas como showroom para examinar produtos e tomar uma decisão sobre qual devem escolher, mas fazem a compra final online.

Ouve-se, um pouco por todo o lado, os comerciantes tradicionais a queixarem-se “a internet está a matar o meu negócio!”. Muitos estão frustrados, pois, muitas vezes, os consumidores entram, olham para os produtos, mas acabam por comprar online.

Assim sendo, as pequenas empresas podem perder dinheiro quando os clientes usam o showroom para explorar e depois voltam para casa e adquirem o produto noutro local.

No entanto, é de notar que a maioria das pessoas prefere comprar em lojas físicas; a emoção de ver, tocar e até cheirar a sua nova descoberta é mais atraente do que a conveniência e, geralmente, melhores preços das compras online. Além disso, a devolução de algo comprado na internet, nem sempre é um processo fácil.

Então é necessário aprender a tirar proveito do Webrooming, pois pode ajudar pequenas empresas a recuperar o terreno que perderam.

Para fazer o Webrooming funcionar no seu negócio, deve sempre destacar os benefícios de comprar numa loja física. Uma ótima ideia é focar no envolvimento dos clientes com uma equipa de vendas experiente (aconselhamento especializado é sempre uma excelente ajuda) e oferecer incentivos, como descontos ou programas de fidelidade do cliente. Tente incluir a conveniência das compras online na experiência da loja, permitindo que os clientes optem por compras na loja ou solicitando os produtos que desejam em diferentes cores, tamanhos, modelos, etc. Talvez a maneira mais eficaz de fazer os clientes voltarem à sua loja e fazerem alguma publicidade seja envolver os compradores através das redes sociais.

Embora o Showrooming possa ser negativo, o Webrooming apresenta uma oportunidade que deve aproveitar. Ao melhorar a qualidade geral do seu site e desenvolver recursos de compra em vários canais, a sua empresa prosperará.
 

Carolina Teixeira

Licenciada em Línguas e Relações Empresariais.

Mais artigos do autor

Adicionar comentário:

A Filipengine utiliza cookies para melhorar a sua experiência online. Para mais informações, consulte a nossa