O que o Webrooming lhe pode trazer de bom?

O Webrooming é um comportamento do consumidor relativamente recente e pode funcionar em benefício de uma empresa pequena.

Webrooming é um termo que define o ato do consumidor pesquisar produtos online, mas acabar por comprá-los numa loja física.
Do outro lado temos o Showrooming onde os clientes usam lojas como showroom para examinar produtos e tomar uma decisão sobre qual devem escolher, mas fazem a compra final online.

Ouve-se, um pouco por todo o lado, os comerciantes tradicionais a queixarem-se “a internet está a matar o meu negócio!”. Muitos estão frustrados, pois, muitas vezes, os consumidores entram, olham para os produtos, mas acabam por comprar online.

Assim sendo, as pequenas empresas podem perder dinheiro quando os clientes usam o showroom para explorar e depois voltam para casa e adquirem o produto noutro local.

No entanto, é de notar que a maioria das pessoas prefere comprar em lojas físicas; a emoção de ver, tocar e até cheirar a sua nova descoberta é mais atraente do que a conveniência e, geralmente, melhores preços das compras online. Além disso, a devolução de algo comprado na internet, nem sempre é um processo fácil.

Então é necessário aprender a tirar proveito do Webrooming, pois pode ajudar pequenas empresas a recuperar o terreno que perderam.

Para fazer o Webrooming funcionar no seu negócio, deve sempre destacar os benefícios de comprar numa loja física. Uma ótima ideia é focar no envolvimento dos clientes com uma equipa de vendas experiente (aconselhamento especializado é sempre uma excelente ajuda) e oferecer incentivos, como descontos ou programas de fidelidade do cliente. Tente incluir a conveniência das compras online na experiência da loja, permitindo que os clientes optem por compras na loja ou solicitando os produtos que desejam em diferentes cores, tamanhos, modelos, etc. Talvez a maneira mais eficaz de fazer os clientes voltarem à sua loja e fazerem alguma publicidade seja envolver os compradores através das redes sociais.

Embora o Showrooming possa ser negativo, o Webrooming apresenta uma oportunidade que deve aproveitar. Ao melhorar a qualidade geral do seu site e desenvolver recursos de compra em vários canais, a sua empresa prosperará.
 

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.