Teletrabalho: as apps essenciais

O teletrabalho tornou-se a escapatória de muitas empresas durante este período conturbado.
O teletrabalho oferece uma infinidade de benefícios, como a menor rotatividade de funcionários, custos indiretos reduzidos e a melhoria da produtividade.

No entanto, a implementação de um programa ativo de teletrabalho não deixa de ter seus desafios. De facto, as organizações que tiram o máximo proveito do teletrabalho são tipicamente aquelas que se aproveitam dos desenvolvimentos tecnológicos para manter os trabalhadores remotos produtivos e conectados. Se procura essas soluções, aqui estão 5 apps que o podem ajudar durante o período de teletrabalho.

1.TeamViewer

O TeamViewer é uma das aplicações de partilha de desktop com a classificação mais alta do mercado. Permite que um indivíduo aceda ao computador de outra pessoa remotamente, facilitando muito o suporte técnico a clientes e funcionários. Como um bónus, a aplicação inclui uma opção de acesso remoto permanente, para que não seja necessária uma senha para solucionar problemas futuros.

Além disso, o TeamViewer ajuda a facilitar a comunicação entre os funcionários. Além de permitir que as empresas acompanhem o progresso do trabalhador, a aplicação permite, ainda, aceder a arquivos e aplicações e, até, realizar reuniões online. Pode fazer uma apresentação de vendas para toda a empresa sem sair do conforto do seu próprio escritório em casa. Por fim, o TeamViewer permite participar em reuniões usando vários tipos de smartphones, para que não precise se preocupar em perder uma conversa importante enquanto viaja.

2.Trello

O Trello é uma forma fácil de organizar tarefas entre equipas. Essa organização faz-se através de cartões (do género de post-its). Cada cartão permite incluir anexos, checklist, datas de entrega e questionários sobre decisões que têm de ser tomadas. Para ajudar os principiantes, o Trello lançou um guia de trabalho remoto.

3.Zoom Meetings

É fácil coordenar chamadas de vídeo, ou só voz, para as equipas. A versão não paga permite chamadas até 40 minutos e a vantagem face a ferramentas como o Facebook, Skype ou WhatsApp é que a versão gratuita permite chamadas com 100 pessoas. Outro ponto a favor é o facto de se poder enviar ficheiros e conseguir coordenar uma reunião com a possibilidade do moderar ligar e desligar microfones e camaras dos membros da equipa.

4.Serene e Forest

A Serene é uma aplicação de iOS que permite desligar as distrações do telemóvel quando tudo o que necessita é de se focar no trabalho. Permite ao utilizador criar um objetivo diário e a dividi-lo em diferentes tarefas. Bloqueia apps e sites que o distraem (por tempo determinado) e permite criar relógios até ao intervalo, aumentando assim o foco.

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.