Nova edição do jogo UNO para cegos

Infelizmente, um simples jogo lúdico de cartas, é impossível para deficientes visuais. No entanto, com o intuito de adaptar este jogo para várias pessoas, a Mattel (fabricante dos baralhos de UNO), vai lançar uma nova versão inclusiva do jogo, com descrição em braille das cartas para que os invisuais também se possam divertir.

Assim sendo, o jogo vai deixar de depender somente das cores das cartas para funcionar, e passa a poder ser jogado por quem perdeu a visão. Esta atualização deve-se à parceria entre a Mattel e a National Federation of the Blind, a maior e mais antiga organização pelos direitos dos cegos nos Estados Unidos da América. Além das cartas em braille, o jogo também vai ter uma apresentação em braille na respetiva caixa e, claro, informações sobre os jogos no verso de cada uma das cartas.

O jogo UNO está sempre a fazer atualizações, de forma a adaptar-se às necessidades dos vários consumidores. Emm 2017, lançaram um UNO para daltónicos, com a marcação dos selos iconográficos do código universal de cores, o ColorADD, que indica a cor de cada carta.

A edição para deficientes visuais, para já, vai ser vendida nos EUA mas espera-se que, brevemente, seja comercializada por todo o mundo.

 

Sobre o autor

Administrative and PMO at Filipengine - Sistemas de Informação

Comentar

Copy link
Powered by Social Snap