O TikTok é uma das redes de redes sociais mais utilizadas no mundo, neste momento. Tem vindo a crescer mais e mais e é uma rede social que as empresas e profissionais de marketing devem estar atentos.

Muitos são os profissionais de marketing que se debatem se devem ou não apostar no TikTok. E, aquele que pensam em fazê-lo, não sabem ao certo como definir a estratégia de forma lucrativa para o seu negócio.
Neste artigo, vamos falar um bocadinho sobre a aplicação, como surgiu, o seu público-alvo e que tipo de empresa pode beneficiar ao adicionar o TikTok à sua estratégia de marketing.

Breve história
O TikTok foi criado por uma empresa chinesa chamada ByteDance. Antes do TikTok, a empresa criou uma aplicação chamada Douyin (criar e partilhar vídeos curtos) e uma popular plataforma de notícias chamada Toutiao.
A aplicação foi um sucesso no mercado chinês, então os developers da ByteDance decidiram que estava na hora de lançar a aplicação no mercado global. Numa jogada estratégica, a ByteDance comprou o Musical.ly, uma aplicação musical semelhante, e combinou as duas apps numa única plataforma e deu-lhe o nome de TikTok.

O que é o TikTok
A ideia por trás do TikTok é criar vídeos curtos e pequenos para compartilhar no feed de notícias do aplicativo. Os usuários podem criar clipes com duração de 3 a 15 segundos ou clipes com duração de até um minuto enquanto usam músicas populares disponíveis no aplicativo.

Como o Instagram e o Snapchat, os vídeos do TikTok utilizam um formato vertical. Ao visualizar posts no seu feed de notícias do TikTok, todas os posts de vídeo ocupam a maior parte da tela do dispositivo. Isso cria uma experiência ao utilizador muito mais envolvente.

Quem usa o TikTok?
A maioria das pessoas pensa que o TikTok foi direcionado para a geração Z e para os Millennials e que, tudo o que fazem, passa por fazer vídeos curtos e engraçados.

As estatísticas mostram que 66% dos utilizadores do TikTok têm menos de 30 anos.

Embora a maioria dos utilizadores da aplicação seja mais jovem, ainda existem alguns utilizadores mais antigos do TikTok por aí.
Assim sendo, o TikTok pode ser aproveitado para gerar exposição dos seus produtos, caso esteja segmentado num grupo demográfico mais jovem.

TikTok e as estratégias de marketing
Qualquer rede de comunicação que apresente números similares aos do TikTok deve receber a atenção das empresas.

Para as empresas explorarem esta rede social, devem ter alguns cuidados.

Primeiramente é preciso analisar a compatibilidade da faixa etária do público-alvo da marca e a faixa etária do público da rede.
No entanto, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.

Tenha sempre em mente que a idade não é um limitador.

Marketing de influencers
Para as empresas, trabalhar com um grande influencer digital no YouTube pode representar um custo representativo.

Como o TikTok ainda pode ser considerado uma novidade, tentar usar o poder dos influencers nessa rede é uma excelente ideia.
Há uma preocupação em não tornar o espaço um concentrado em anúncios e, assim, espantar o público. Essa preocupação faz muito sentido, até pelo público que concentra. No entanto, devemos ficar de olho nessa novidade para não perder as oportunidades que ela apresenta!
 

Sobre o autor

Administrative & PMO at Filipengine - Sistemas de Informação.

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