Devo ou não investir no TikTok enquanto empresa?

O TikTok é uma das redes de redes sociais mais utilizadas no mundo, neste momento. Tem vindo a crescer mais e mais e é uma rede social que as empresas e profissionais de marketing devem estar atentos.

Muitos são os profissionais de marketing que se debatem se devem ou não apostar no TikTok. E, aquele que pensam em fazê-lo, não sabem ao certo como definir a estratégia de forma lucrativa para o seu negócio.
Neste artigo, vamos falar um bocadinho sobre a aplicação, como surgiu, o seu público-alvo e que tipo de empresa pode beneficiar ao adicionar o TikTok à sua estratégia de marketing.

Breve história
O TikTok foi criado por uma empresa chinesa chamada ByteDance. Antes do TikTok, a empresa criou uma aplicação chamada Douyin (criar e partilhar vídeos curtos) e uma popular plataforma de notícias chamada Toutiao.
A aplicação foi um sucesso no mercado chinês, então os developers da ByteDance decidiram que estava na hora de lançar a aplicação no mercado global. Numa jogada estratégica, a ByteDance comprou o Musical.ly, uma aplicação musical semelhante, e combinou as duas apps numa única plataforma e deu-lhe o nome de TikTok.

O que é o TikTok
A ideia por trás do TikTok é criar vídeos curtos e pequenos para compartilhar no feed de notícias do aplicativo. Os usuários podem criar clipes com duração de 3 a 15 segundos ou clipes com duração de até um minuto enquanto usam músicas populares disponíveis no aplicativo.

Como o Instagram e o Snapchat, os vídeos do TikTok utilizam um formato vertical. Ao visualizar posts no seu feed de notícias do TikTok, todas os posts de vídeo ocupam a maior parte da tela do dispositivo. Isso cria uma experiência ao utilizador muito mais envolvente.

Quem usa o TikTok?
A maioria das pessoas pensa que o TikTok foi direcionado para a geração Z e para os Millennials e que, tudo o que fazem, passa por fazer vídeos curtos e engraçados.

As estatísticas mostram que 66% dos utilizadores do TikTok têm menos de 30 anos.

Embora a maioria dos utilizadores da aplicação seja mais jovem, ainda existem alguns utilizadores mais antigos do TikTok por aí.
Assim sendo, o TikTok pode ser aproveitado para gerar exposição dos seus produtos, caso esteja segmentado num grupo demográfico mais jovem.

TikTok e as estratégias de marketing
Qualquer rede de comunicação que apresente números similares aos do TikTok deve receber a atenção das empresas.

Para as empresas explorarem esta rede social, devem ter alguns cuidados.

Primeiramente é preciso analisar a compatibilidade da faixa etária do público-alvo da marca e a faixa etária do público da rede.
No entanto, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.

Tenha sempre em mente que a idade não é um limitador.

Marketing de influencers
Para as empresas, trabalhar com um grande influencer digital no YouTube pode representar um custo representativo.

Como o TikTok ainda pode ser considerado uma novidade, tentar usar o poder dos influencers nessa rede é uma excelente ideia.
Há uma preocupação em não tornar o espaço um concentrado em anúncios e, assim, espantar o público. Essa preocupação faz muito sentido, até pelo público que concentra. No entanto, devemos ficar de olho nessa novidade para não perder as oportunidades que ela apresenta!
 

Carolina Teixeira

Digital Marketing Technician at Filipengine - Sistemas de Informação.

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