Facebook lança Facebook Pay
O Facebook anunciou na passada terça-feira, dia 12 de novembro, o Facebook Pay, a sua nova plataforma de pagamentos, integrada com as redes sociais da empresa: WhatsApp, Instagram, Messenger e, claro, Facebook.
Este novo sistema foi desenvolvido para facilitar pagamentos nas redes sociais e aplicações das empresas. Deste modo, o utilizador poderá usar o Facebook Pay para enviar dinheiro a amigos, comprar produtos e até doar para captação de recursos.
Ainda que o anúncio venha meses depois do Facebook divulgar o lançamento da sua própria criptomoeda, a Libra, a plataforma em questão nada tem a ver com a carteira digital, que já perdeu 1/4 dos seus investidores no último mês.
Esta novidade surgiu, então, para cobrir uma necessidade identificada pelos utilizadores dos serviços: sempre que era necessário fazer compras dentro destas redes ou serviço de mensagens, encontravam-se limitados. Assim, o serviço de pagamentos vai permitir aos utilizadores fazer compras dentro de páginas ou do Marketplace, ou transferir dinheiro entre utilizadores, sempre com um processo simples, rápido e seguro, criando assim uma forma de evitar estar a fornecer dados de cartões de crédito.
Nesta fase inicial, e para garantir testes limitados, poderá apenas ser usado nos Estados Unidos da América, no entanto, o Facebook Pay estará limitado apenas ao próprio serviço e ao Messenger, sendo que mais tarde pretende ser alargado ao Instagram e WhatsApp e permitir a integração com a maioria dos cartões de crédito e também o próprio PayPal.
O Facebook pretende ainda sublinhar que o seu novo serviço de pagamento é, acima de tudo, independente e 100% fidedigno. Este é um passo importante, visto permitir pagamentos sem a intervenção de dinheiro físico e sem a necessidade de se fornecer dados de cartões de crédito para, por exemplo, a compra de bilhetes, elementos nas páginas ou, simplesmente, transferir dinheiro ou contribuir para causas.