O Facebook anunciou na passada terça-feira, dia 12 de novembro, o Facebook Pay, a sua nova plataforma de pagamentos, integrada com as redes sociais da empresa: WhatsApp, Instagram, Messenger e, claro, Facebook.

Facebook Pay

Este novo sistema foi desenvolvido para facilitar pagamentos nas redes sociais e aplicações das empresas. Deste modo, o utilizador poderá usar o Facebook Pay para enviar dinheiro a amigos, comprar produtos e até doar para captação de recursos.

Ainda que o anúncio venha meses depois do Facebook divulgar o lançamento da sua própria criptomoeda, a Libra, a plataforma em questão nada tem a ver com a carteira digital, que já perdeu 1/4 dos seus investidores no último mês.

Esta novidade surgiu, então, para cobrir uma necessidade identificada pelos utilizadores dos serviços: sempre que era necessário fazer compras dentro destas redes ou serviço de mensagens, encontravam-se limitados. Assim, o serviço de pagamentos vai permitir aos utilizadores fazer compras dentro de páginas ou do Marketplace, ou transferir dinheiro entre utilizadores, sempre com um processo simples, rápido e seguro, criando assim uma forma de evitar estar a fornecer dados de cartões de crédito.

Nesta fase inicial, e para garantir testes limitados, poderá apenas ser usado nos Estados Unidos da América, no entanto, o Facebook Pay estará limitado apenas ao próprio serviço e ao Messenger, sendo que mais tarde pretende ser alargado ao Instagram e WhatsApp e permitir a integração com a maioria dos cartões de crédito e também o próprio PayPal.

 


 

O Facebook pretende ainda sublinhar que o seu novo serviço de pagamento é, acima de tudo, independente e 100% fidedigno. Este é um passo importante, visto permitir pagamentos sem a intervenção de dinheiro físico e sem a necessidade de se fornecer dados de cartões de crédito para, por exemplo, a compra de bilhetes, elementos nas páginas ou, simplesmente, transferir dinheiro ou contribuir para causas.

 

Sobre o autor

CEO and Software Developer at Filipengine - Sistemas de Informação and Software Developer at Altice Labs.

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap