Não consegue atrair e aumentar os clientes no seu negócio? Tenta novas táticas todas as semanas, mas nada parece funcionar? A boa notícia é que há solução!

Neste artigo, pode encontrar as táticas e estratégias certas para atrair e aumentar o número de clientes no seu negócio.

1) Defina a sua persona: quem está a tentar atrair
O que fazer para que as pessoas saibam que o seu negócio existe? Esta é uma das perguntas que mais aflige os novos empreendedores e, mesmo alguns empresários que já estão no mundo dos negócios há algum tempo, também podem ter alguns problemas em atrair novos clientes.
O primeiro passo para atrair o seu cliente ideal é criar uma persona. Provavelmente está farto de ouvir isto, mas é a verdade.

Aqui estão duas razões pelas quais você precisa definir o seu cliente potencial/ideal:
– Pode criar o conteúdo certo e a mensagem de marketing ideal para o ajudar a alcançar as pessoas certas;
– A criação do conteúdo certo para as pessoas certas levará a melhores conversões.

Então, como define o seu público-alvo? Comece por responder às seguintes perguntas:
– Qual é a necessidade deste mercado?
– Que problema pode resolver aos seus potenciais clientes?
– Quem precisa da solução que o seu negócio oferece?
– Quem são os seus concorrentes? O que é que eles oferecem ao mercado?

As respostas a estas perguntas irão ajudá-lo a adaptar a sua mensagem e conteúdo de marketing para que possa alcançar as pessoas certas.

Depois de definir o seu público-alvo ou cliente ideal, o próximo passo é elaborar um plano para chegar até eles.
 

2) Construa o Reconhecimento da Marca
A qualidade dos seus produtos ou serviços não importa, se os seus potenciais clientes não sabem que você existe.

Primeiro, o que é o reconhecimento da marca?
Refere-se ao grau em que os seus potenciais clientes estão cientes da sua marca (negócio) e dos seus produtos ou serviços.

Então, como construir o reconhecimento da marca?
Há muitas estratégias para atrair a atenção dos seus potenciais clientes.
Get Social – O marketing de redes sociais é uma das formas mais fáceis de ganhar visibilidade para o seu negócio.
Se quer ver algum sucesso do seu esforço, a primeira coisa que precisa de fazer é escolher uma ou duas plataformas para se focar. As quatro grandes plataformas são o Facebook, o Twitter, o Pinterest e o Instagram.
A chave é criar conteúdos envolventes e úteis que o ajudarão a atrair a atenção do seu público-alvo.

Marketing de Conteúdo – Criar e partilhar conteúdo que eduque os seus clientes é uma das estratégias mais eficazes para construir o reconhecimento da marca.
Posts em blogs, vídeos, infográficos, são alguns tipos de conteúdo que pode criar. Desde forneça valor aos seus clientes, o formato não importa.
Duas dicas que deve ter em conta ao criar conteúdo: Crie gráficos bonitos e apelativos e torne o seu conteúdo fácil de partilhar.

Publicidade Paga nas redes sociais – Se tem orçamento para tal, a publicidade paga nas redes sociais é uma estratégia eficaz para construir o reconhecimento da marca.
A chave é ter objetivos bem definidos e entender como funciona a publicidade. Os anúncios do Facebook e do Instagram são dois dos tipos mais populares de anúncios.
É muito fácil desperdiçar dinheiro se não souber o que está a fazer.

Outras estratégias que pode usar para construir o reconhecimento da marca: marketing nos motores de busca, parcerias com outras empresas, participação em eventos e publicidade tradicional em jornais ou revistas locais.

O próximo passo é impressioná-los, dando-lhes muito valor.
 
3) Crie valor para os seus clientes
Dá aos seus clientes o que precisam de forma mais eficaz do que os seus concorrentes?

Antes de poder criar valor para os seus clientes, deve conhecer os pontos fracos dos mesmos e o tipo de solução que estes procuram.
Uma maneira de encontrar os seus pontos fracos é perguntando-lhes. Pode fazer isso com uma pesquisa ou uma sessão de perguntas e respostas nas redes sociais.
Outra coisa que pode fazer é prestar atenção ao tipo de conteúdo que consomem ou ao tipo de conteúdo com o qual eles mais se envolvem. Não se esqueça de prestar atenção, também, ao que eles compram ou aos serviços que eles solicitam com frequência.

Como criar valor para os seus clientes?
– Crie algo útil que resolva um problema real.
Se já comprou um produto ou pagou por um serviço que não cumpriu a sua promessa, sabe como é dececionante. Portanto, certifique-se de que as suas ofertas realmente ajudam os seus clientes a resolver o problema.
– Use uma estratégia de preços que seja justa e que faça sentido para o seu público. Todos nós queremos ganhar dinheiro no nosso negócio. No entanto, cada mercado/indústria tem um preço e uma gama. Descubra o segmento de mercado que quer servir. Os seus clientes estão na faixa do preço baixo, médio ou alto?
Ter muitos clientes satisfeitos levará a uma maior taxa de retenção de clientes e referências para o seu negócio. Isto significa mais vendas e aumento dos lucros.
– Concentre-se nos seus clientes mais valiosos. Você sabe que é mais fácil e mais barato reter clientes do que ganhar novos clientes? Muitos empresários passam muito tempo tentando atrair novos clientes que se esquecem dos clientes existentes. Em vez de tentar atrair novos clientes o tempo todo, crie estratégias para manter os seus clientes existentes.
– Crie uma boa experiência para o cliente.

Criar uma boa experiência para o cliente é outra forma de criar valor para os seus clientes.

    1. Facilita aos clientes a compra?
    2. Oferece várias opções de pagamento?
    3. A sua política de devolução é justa?
    4. Os seus clientes sentem-se valorizados?
    5. Os seus clientes sabem como contactá-lo se tiverem um problema ou são obrigados a deixar mensagens nos seus posts no Facebook e Instagram?
    6. Responde ao feedback de uma forma defensiva?

Estes são os passos essenciais para atrair e aumentar os clientes.
 

Sobre o autor

COO (Chief Operating Officer) at Filipengine - Sistemas de Informação.

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap