Tendências de Marketing Digital para 2023

O mercado digital está em constante mudança e quem trabalha nele, sabe que, para elaborar estratégias de marketing impactantes, tem de estar sempre em cima das novas tendências e dos conteúdos que estão em alta.

Apesar disto, é importante salientar que estas novas tendências não precisam de ser seguidas à risca e que cada negócio tem de ser capaz de analisar quais são os formatos que fazem sentido utilizar.

Assim sendo, confira quais são as tendências de marketing digital para o próximo ano 2023!

 

Tendências de Marketing Digital para 2023

Pesquisa por Voz

“Hey, Siri” e “Ok Google” são frases cada vez mais comuns de se ouvir. O que mostra que, de acordo com a pesquisa WGSN’s Future Consumer 2023, o chamado Marketing de Interface por Voz do Utilizador (VUI) vai crescer ainda mais neste próximo ano.

Para além de ser uma forma mais acessível e prática de pesquisar, vai impactar a maneira como se produz conteúdos e “obrigar” a que sejam incorporadas estratégias de SEO adaptadas a este novo método de pesquisa, para garantir que os utilizadores encontrem os seus produtos e/ou serviços.

 

Vídeos

Este tipo de formato tem ganho cada vez mais espaço nas diferentes redes sociais.

Vídeos curtos e verticais como, TikToks e Instagram Reels, marcaram território e são agora imprescindíveis nas estratégias de gestão de redes sociais. Apesar destes, os conteúdos em áudio, como podcasts, também vão continuar a crescer.

 

Conteúdo Interativo

Conteúdos de interação com o público/consumidores tornaram-se importantes.

Como estes estão cada vez mais exigentes, perceber as suas necessidades é uma mais valia para um negócio ganhar, tanto notoriedade como conversões. Portanto, o indicado é criar conteúdos interativos que mostrem a importância da opinião dos consumidores, como: avaliações, questionários, chatbots, e-mail marketing, SMS, etc.

 

Marketing Responsivo

O formato de criação dos conteúdos, websites, vídeos, etc. é uma das principais tendências para 2023. Assim, o conteúdo terá de ser responsivo para todo o tipo de plataformas existentes.

 

Conteúdo Gerado por Consumidores

Os negócios estão a perceber que podem aproveitar o conteúdo criado pelos seus seguidores/consumidores para aumentar o engagement e gerar confiança. Pois, está comprovado que os consumidores são 2,4 vezes mais propensos a confiar num conteúdo criado por um cliente/consumidor em comparação com o conteúdo criado pela marca.

 

Agências de Marketing Digital

Já é difícil administrar um negócio, então, no cenário competitivo dos dias que correm, ficar dentro das tendências de marketing digital, torna-se angustiante. É por isso que muitos optam por contratar empresas externas, como agências de marketing digital, para gerirem essa parte do negócio, fornecendo experiência e o suporte necessário para alavancar a marca.

 

Faltam apenas 2 meses para a chegada de 2023 e é urgente que comece a preparar a sua estratégia para este próximo ano! Mas, sabemos que gerir o seu negócio e ainda o marketing do mesmo, é muito esgotante. Opte por contratar profissionais com experiência, como os nossos especialistas, que desenvolvem estratégias para o seu negócio crescer online, adicionando valor à sua marca. Opte por uma empresa de confiança, escolha a Filipengine!

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Bárbara Souto e Melo é Especialista em Marketing Digital na Filipengine, destacando-se na gestão de redes sociais, criação de conteúdos, copywriting e design gráfico. Licenciada em Relações Públicas pela UMAIA, aprofundou conhecimentos em Marketing e Publicidade na T.E.I University, na Grécia, através do programa Erasmus+. Com um forte compromisso com a aprendizagem contínua, concluiu formações em Marketing Digital pela Google, Illustrator pela A Nossa Escola e Anúncios Google pela Lisbon Digital School. Criativa e versátil, alia comunicação e design para desenvolver estratégias eficazes. Adaptável e organizada, caracteriza-se pelo espírito de equipa e pela capacidade de superar desafios. O seu empenho e visão inovadora refletem-se na constante busca por soluções estratégicas e impactantes. A sua paixão pelo marketing e pelo design impulsiona a sua dedicação em criar experiências visuais envolventes e de alto impacto. Acredita que a combinação entre criatividade e análise de dados é essencial para alcançar resultados eficazes e sustentáveis. O seu dinamismo e atenção ao detalhe permitem-lhe criar conteúdos que captam a essência das marcas.