Não é novidade que o WhatsApp é uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo. A sua praticidade e funcionalidade, fez da aplicação uma das principais ferramentas de comunicação rápida. Foram, portanto, essas características que conquistaram a atenção das empresas e o Facebook, atual responsável pela aplicação, não deixou esse detalhe passar em branco.

Foi então lançada uma nova aplicação muito semelhante à original, mas direcionada para empresas – o WhatsApp Business. A aplicação já pode ser instalada em qualquer parte do mundo. A versão é destinada especialmente para o mundo empresarial, com funcionalidades específicas para quem deseja estabelecer um canal entre o negócio e o cliente.

Por ser ainda relativamente recente, são muitas as dúvidas que surgem. O que está disponível na aplicação e quais os seus benefícios?

Abaixo indicamos-lhe algumas das vantagens que a nova aplicação traz.

Métricas: para saber se a sua presença no mercado corre como o esperado, é fundamental que uma empresa esteja atenta às métricas e estatísticas. Essa questão é válida, também, para a questão da comunicação e da relação com o cliente, onde o WhatsApp Business se torna bastante eficiente. Para ajudar na mensuração, a aplicação disponibiliza uma área para esse tipo de consulta. Só precisa de ir até à aba “Definições” e depois em “Definições” – “Estatísticas”.
Por lá, é possível conferir as mais diferentes informações: quantas mensagens foram enviadas pela conta, se elas foram devidamente entregues aos destinatários e se foram lidas e recebidas. Através desses dados, fica mais fácil identificar o que falha e onde pode melhorar no atendimento, bem como definir se será usado somente para conversar com o consumidor ou também como ferramenta de propaganda e divulgação.

Etiquetar os contactos: se o objetivo são as vendas através do WhatsApp Business, há um recurso muito atrativo: as etiquetas. Com elas, o utilizador consegue etiquetar os contactos conforme o status da venda, para que nenhuma etapa se atrase ou se perca durante o processo. “Novo cliente”, “Novo encomenda”, “Por pagar”, “Pago” e “Concluído” são algumas das etiquetas disponíveis, no entanto pode sempre criar as suas próprias etiquetas.

Enviar mensagens automáticas: a empresa deve estabelecer um horário de atendimento ao cliente via WhatsApp Business. No entanto, existem muitos consumidores que não têm tempo para resolver as questões pendentes durante o período definido. Assim sendo, esses consumidores não podem e nem devem ficar sem resposta. A aplicação possui a opção de programação e envio de mensagens automáticas.
As opções para essa ação são chamadas “mensagem de ausência”, “mensagem de saudação” e “modelo de resposta”. Com elas, o cliente recebe o comunicado de que a empresa não pode atendê-lo no momento, mas entrará em contacto o mais brevemente possível.
Lembre-se de que este recurso não deve ser utilizado a tempo inteiro. Não há nada que substitua um atendimento personalizado, próximo e agradável com o cliente.

Segurança Legal: o WhatsApp tem termos de utilização com a qual temos de concordar se queremos utilizar a aplicação. Entre eles está a proibição do uso da aplicação original para marketing. Então, se tem uma conta normal e a usa para enviar material promocional, informações do seu negócio e produtos, corre o risco de perder a conta.
Perder acesso a uma conta com a qual diversos clientes comunicam regularmente pode ser desastroso para um negócio.
Com o uso do WhatsApp Business, tem a permissão da plataforma para promover o seu negócio e distribuir o material que precisa, garantindo legalmente que não irá perder o seu canal.

 

Sobre o autor

Administrative & PMO at Filipengine - Sistemas de Informação.

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