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Como tirar proveito dos programas de afiliados?

Pode-se afirmar que a expressão “programas de afiliados” é, de modo geral, conhecida por muitas pessoas. No entanto, são poucos os marketers que os utilizam como uma forma de rentabilizarem/tirarem proveito do tráfego dos seus websites.

Em jeito de curiosidade, o primeiro programa de afiliados do mundo foi criado em 1996 pela Amazon e, até à data, encontra-se operacional, continuando a ser utilizado diariamente por milhões de pessoas. Desde então, tem-se vindo a verificar um aumento exponencial no uso/criação deste tipo de programas.

Independentemente de já dominar, ou não, o universo dos programas de afiliados, este artigo pretende traduzir-se num guia completo sobre como usar o marketing de afiliados para ganhar dinheiro rentabilizando, de forma eficaz, o tráfego dos seus websites.

 
Programas de Afiliados

Tipos de programas de afiliados

Existem vários tipos de programas de afiliados. Cada modelo possui uma finalidade única, pelo que o próprio modelo de rentabilização faz com que a sua estratégia seja alterada. Abaixo encontram-se as nomenclaturas mais comuns, ainda que seja possível encontrar dissemelhantes em algumas plataformas:

  • CPA – Custo por ação;
  • CPV – Custo por venda;
  • CPC – Custo por clique;
  • CPL – Custo por lead/formulário;
  • CPM – Custo por 1000 impressões;
  • CPI – Custo por instalação (aplicações móveis);
  • RVS – Revenue Share.

O método de funcionamento e de conversão num programa de afiliados é, regra geral, baseado no seguinte ciclo:

ciclo de um programa de afiliados

Atualmente, face à constante evolução da tecnologia, o ciclo acima apresentado pode possuir infinitos desdobramentos em termos de tráfego, modelos de atribuição, cookies e regras de comissão (Last Click, First Click, Multiple Cookie Count), existindo várias configurações e ferramentas que nos permitem um melhor entendimento de tudo o que acontece dentro e fora do nosso website.

 

Estratégias de conversão on-site

Utilizar estratégias de conversão on-site ou, por outras palavras, estratégias que acontecem dentro do seu website, é crucial ao sucesso dos seus programas de afiliados.

1. Display Advertising

Relativamente a esta primeira estratégia, existe uma regra muito simples a reter: os melhores locais geram as melhores conversões. É fundamental posicionar os banners publicitários em locais que não obriguem o utilizador a fazer scroll. Como é óbvio, isto aplica-se tanto na homepage, como nas páginas de conteúdo.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é outro método poderoso de trabalhar programas de afiliados. A captura de contactos para ações de e-mail marketing deve seguir os mesmos princípios da geração de leads.

3. Conteúdo escrito

Ainda que, nos dias de hoje, seja difícil posicionar organicamente um website no Google, a realidade é que produzindo conteúdo de qualidade, ficamos um passo à frente de o conseguirmos.

Pontos a ter em consideração, inerentes à conversão de afiliados através de conteúdo:

  • usar links nofollow;
  • usar redirecionamentos 302 para mascarar links de afiliado;
  • usar links relacionados;
  • produzir conteúdos pertinentes.

Estratégias de conversão off-site

Quando a estratégia assenta no foco “fora do website” (off-site) existem, de igual forma, múltiplas formas de geração de tráfego de qualidade e/ou conversões diretamente a partir de outros meios.

As páginas do Facebook, quando trabalhadas por profissionais capazes executar um bom serviço de gestão de redes sociais, são uma excelente forma de geração de tráfego.

Como deve ser do seu conhecimento, com a queda do tráfego orgânico do Facebook, criar anúncios torna-se fundamental para conseguir atingir bons resultados.

Portanto, edificar uma estratégia de conteúdo que englobe não apenas os conteúdos posteriormente promovidos, mas também os conteúdos orgânicos é imprescindível!

 
 

Se sente que, depois da leitura deste artigo, continua com dúvidas em relação à criação e configuração correta de programas de afiliados mas, ainda assim, anseia implementar um no seu negócio, não hesite em falar connosco! A Filipengine possui um leque de profissionais qualificados na área do Marketing Digital, prontos para trabalharem consigo! Contacte-nos ainda hoje e comece já a tirar proveito das inúmeras maravilhas do mundo digital.

Filipe Sá Martins

Fundador e CEO da Filipengine - Sistemas de Informação. Especialista em Programação e Marketing Digital. Formador e E-Formador certificado. Consultor e investigador. Aspirante a Engenheiro Informático (Universidade Lusófona do Porto), Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação (Universidade de Aveiro) e Técnico Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, com experiência como team leader há mais de 6 anos.

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