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Como melhorar o Alcance Orgânico no Facebook

É certo que o alcance orgânico do Facebook tem entrado em declínio. De há uns anos para cá, o Facebook dá destaque ao conteúdo pago, deixando muitas vezes para trás o conteúdo daqueles que não investem em anúncios pagos.

Não é caso para preocupação!
Abaixo deixamos algumas dicas que o podem ajudar a recuperar algum alcance orgânico:

– Publique regularmente

Se partilha conteúdos de semana a semana ou mês a mês, torna-se impossível gerar alcance.

É importante que publique com regularidade, para alcançar mais gente. No entanto, deve ter em atenção o número de publicações diárias, para que o seu público não se canse!
Desta forma, o aconselhado são fazer entre duas a três publicações semanais.

Prefira qualidade a quantidade! Crie conteúdo que gere interesse para o seu público, não publique apenas para criar presença. Quanto mais interesse gera, mais possibilidade de interação cria!

– Dê prioridade aos vídeos

Apesar de, como já referimos, o alcance orgânico estar em declínio, estudos recentes revelam que o conteúdo em vídeo tem sido a escolha preferida do Facebook. Portanto, se o seu objetivo é aumentar o seu alcance, é fundamental investir em vídeos.  

Os vídeos devem ser curtos, simples e objetivos. Cative a atenção do público nos primeiros segundos, desta forma garante que vejam o seu conteúdo até ao fim.

– Diga não ao clickbait

Não caia na tentação de utilizar o tão famoso clickbait!
Clickbait é uma técnica utilizada na internet para gerar tráfego através de conteúdos enganosos e sensacionalistas. Esta técnica quebra, muitas vezes, as expectativas criadas pelo público, fazendo com que este se sinta enganado.

Sabemos que os cliques fáceis são tentadores, mas destruirão a sua imagem e a confiança que o público tem em si!

– Use e abuse do Call to Action

Os Call To Action (também conhecidos por CTA) são essenciais para melhorar o alcance orgânico, já que incentivam diretamente o público a agir, resultando maioritariamente em interações. Quantas mais interações conseguir, mais alcance terá.

– Interaja

Crie o máximo de interação que consiga, pois esta é muito valorizada pelo Facebook. Responda, o mais rapidamente possível, a todos os comentários. Comente publicações, meta likes, crie conversas.

– Invista no conteúdo visual

Cada vez mais, é importante ter uma boa imagem nas redes socais. Este poderá ser o caminho para se distinguir da concorrência. Quanto mais apelativos forem as suas publicações, mais interesse geram.

Se sente que não consegue concretizar esta parte, fale com profissionais.

Publique nos melhores horários

Fique a saber quais os melhores dias e horas para publicar aqui.

A consistência e persistência são o segredo, não espere resultados de um dia para o outro!

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.