Inovação portuguesa é reconhecida mundialmente

Os portugueses continuam a ser pioneiros nas descobertas pelo mundo, e a área da medicina não é exceção!
As empresas e instituições de ensino superior e investigação portuguesas, têm estado a criar soluções que estão a ser reconhecidas no mundo. A mais recente novidade chega-nos do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência do Porto), na qual foi atribuída uma inédita patente para software.

A tecnologia Accurate-BV é uma ferramenta inovadora que processa a imagem médica que auxilia e facilita a recolha do tecido, utilizado para a reconstrução mamária, devido a uma mastectomia.

O trabalho desenvolvido, ao longo de mais de 4 anos, pelos investigadores Ricardo Araújo e Hélder Oliveira, no INESC TEC, intitulado “Method and Apparatus for the Segmentation of Blood Vessels”, é o pioneiro a focar-se na segmentação de vasos sanguíneos de pequeno calibre em imagens médicas 3D. Para tal, foi necessário desenvolver algoritmos para auxiliar equipas de radiologia de unidades hospitalares que realizam reconstruções mamárias através da técnica DIEP (Deep Inferior Epigastric Perforators).

O Accurate-BV permite uma análise mais rápida e objetiva.  Assim, os radiologistas passam a ter à sua disposição uma ferramenta que reduz bastante o seu tempo a analisar imagens, o que lhes possibilita um planeamento cirúrgico mais completo e objetivo.

Depois da patente concedida na Europa, neste momento estão a ser analisados pedidos de patente nos Estados Unidos da América, China e Japão.

Felizmente, podemos dizer que a evolução tecnológica continua a trazer grandes avanços na nossa medicina.

 

Sobre o autor

Degree in Secretarial and Business Communication

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap