Instagram e TikTok Intimidam o Google

Os recentes estudos do Google deixaram os seus executivos surpreendidos!

A “Gigante das Pesquisas” percebeu que o Instagram e o TikTok estão a ameaçar não só o Youtube, mas também o Google Maps e os seus serviços de pesquisa. Estas informações vieram diretamente do vice-presidente da multinacional, Prabhakar Raghavan, durante a conferência Brainstorm Tech 2022 da Fortune.

“Continuamos a aprender, repetidamente, que os novos utilizadores da internet não têm as expectativas e a mentalidade com a qual nos acostumamos”, afirma Prabhakar. Este revela, também, que quase 40% dos jovens recorrem ao Instagram ou ao TikTok em vez do Google Pesquisa ou Maps para procurar algum lugar, “restaurantes para almoçar” ou produtos.

Isto leva a que o Google necessite de desenvolver novas formas de engagement para alcançar esta nova geração. Geração que nunca viu um mapa em papel e que procura algo mais dinâmico, como imagens e pesquisa por voz.

 

Algumas das mudanças que o Google vai implementar

Mudanças que “requerem bases tecnológicas totalmente novas” já estão a ser desenvolvidas.

Uma delas é a melhoria na realidade aumentada do Google Maps, que dispensa a consulta do mapa tradicional para chegar a lugares de interesse.

Outra, está nos resultados de pesquisa. Em pesquisas no Google, vídeos do TikTok podem aparecer como primeiro resultado, tirando algum espaço que antes era dedicado ao Youtube.

Bárbara Souto e Melo é Especialista em Marketing Digital na Filipengine, destacando-se na gestão de redes sociais, criação de conteúdos, copywriting e design gráfico. Licenciada em Relações Públicas pela UMAIA, aprofundou conhecimentos em Marketing e Publicidade na T.E.I University, na Grécia, através do programa Erasmus+. Com um forte compromisso com a aprendizagem contínua, concluiu formações em Marketing Digital pela Google, Illustrator pela A Nossa Escola e Anúncios Google pela Lisbon Digital School. Criativa e versátil, alia comunicação e design para desenvolver estratégias eficazes. Adaptável e organizada, caracteriza-se pelo espírito de equipa e pela capacidade de superar desafios. O seu empenho e visão inovadora refletem-se na constante busca por soluções estratégicas e impactantes. A sua paixão pelo marketing e pelo design impulsiona a sua dedicação em criar experiências visuais envolventes e de alto impacto. Acredita que a combinação entre criatividade e análise de dados é essencial para alcançar resultados eficazes e sustentáveis. O seu dinamismo e atenção ao detalhe permitem-lhe criar conteúdos que captam a essência das marcas.