Instagram e TikTok Intimidam o Google
Os recentes estudos do Google deixaram os seus executivos surpreendidos!
A “Gigante das Pesquisas” percebeu que o Instagram e o TikTok estão a ameaçar não só o Youtube, mas também o Google Maps e os seus serviços de pesquisa. Estas informações vieram diretamente do vice-presidente da multinacional, Prabhakar Raghavan, durante a conferência Brainstorm Tech 2022 da Fortune.
“Continuamos a aprender, repetidamente, que os novos utilizadores da internet não têm as expectativas e a mentalidade com a qual nos acostumamos”, afirma Prabhakar. Este revela, também, que quase 40% dos jovens recorrem ao Instagram ou ao TikTok em vez do Google Pesquisa ou Maps para procurar algum lugar, “restaurantes para almoçar” ou produtos.
Isto leva a que o Google necessite de desenvolver novas formas de engagement para alcançar esta nova geração. Geração que nunca viu um mapa em papel e que procura algo mais dinâmico, como imagens e pesquisa por voz.
Algumas das mudanças que o Google vai implementar
Mudanças que “requerem bases tecnológicas totalmente novas” já estão a ser desenvolvidas.
Uma delas é a melhoria na realidade aumentada do Google Maps, que dispensa a consulta do mapa tradicional para chegar a lugares de interesse.
Outra, está nos resultados de pesquisa. Em pesquisas no Google, vídeos do TikTok podem aparecer como primeiro resultado, tirando algum espaço que antes era dedicado ao Youtube.