MSN: O Maior Sucesso dos Anos 2000 Regressou

Ainda se lembra do MSN? O programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporations em 1999, que foi o maior sucesso dos anos 2000, fez 23 anos e regressou na nova atualização do Windows.

O MSN surgiu como um simples chat de texto que, ao longo do tempo, ganhou diversas ferramentas. Foi uma rampa de lançamento de funções totalmente inovadoras, mas que, atualmente, são comuns.

Algumas das Funções do MSN

  1. Frases no Status: algo que se tornou comum nas redes sociais da atualidade foi lançado no MSN. Para além de frases, também se podiam colocar músicas.
  2. Alterar Status: era possível escolher um status para indicar a disponibilidade. Entre as várias opções, existia a invisível, onde o utilizador aparecia offline enquanto estava online.
  3. Enviar Abanão: uma das formas de chamar a atenção dos amigos, para que estes respondessem às mensagens era pelo botão send a nudge. Uma ferramenta que fazia tremer a tela e emitia sons de vibração. Para além disto, também existiam outras formas de chamar à atenção, com winks de pessoas a bater na tela ou a pedir para responder.
  4. Notificações: sempre que um amigo entrava ou saía da plataforma, aparecia uma notificação na tela.
  5. Várias Conversas Abertas em Simultâneo: o MSN permitia serem abertas diversas conversas em simultâneo, o que tornava mais rápida e fácil a troca de conversa e o envio de mensagens.
  6. Chamadas de Vídeo: anterior ao Skype, o MSN era o único que suportava chamadas de vídeo e áudio com boa qualidade.
  7. Emoticons (Emojis): os tão conhecidos e adorados emojis apareceram, primeiramente, no MSN. Os primeiros emoticons tinham um design simples, mas no entanto era possível customizar e criar atalhos no teclado para cada um deles.
  8. Bloquear Contactos: a opção de bloquear contactos, sem que os mesmos soubessem, era outra ferramenta inovadora do MSN. Aqui, a conta bloqueada não sabia que fora bloqueada, ou seja, era possível bloquear e desbloquear contactos quantas vezes se quisesse, sem que se soubesse.
  9. Winks: os winks eram figuras que ocupavam a tela toda, muito usados para chamar a atenção ou enviar mensagens engraçadas, pois estes possuíam sons ou frases pré-definidas.

Depois de ter sido descontinuado em 2013, a grande rede social de mensagens do início do século voltou com o Windows 11 e, embora seja exatamente a mesma abordagem, tem como base o Microsoft Teams.

MSN no Windows 11

A implementação no MSN, agora Windows Team, na nova atualização, tem como principal objetivo ajudar os seus utilizadores a estarem mais ligados com a família, amigos e até colegas.

Neste, será possível realizar várias ações como: conversar, fazer chamadas ou lançar uma apresentação de forma gratuita. Ou seja, esta é uma versão semelhante e otimizada do MSN, mais parecida com o Skype.

Esta é uma excelente ideia por parte da Microsoft, pois dá aos seus utilizadores o poder de comunicar através de ferramentas Windows sem precisarem de recorrer a outras plataformas.

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.