
A sua empresa está preparada para a Black Friday?
A Black Friday é, para muitas empresas, a época alta do ano. A altura perfeita para alavancar as vendas e, muitas vezes, escoar stocks.
São muitas as empresas que passam meses a planear as suas campanhas para esta altura. Mas, afinal, o que é a Black Friday?
Black Friday
A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e é celebrada na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Marca o início das compras de Natal e Ano Novo e é, essencialmente, conhecida pelos descontos. Neste dia, é comum que haja os maiores descontos do ano, levando as pessoas a sobrelotar lojas e a congestionar sites de e-commerce.
É, no fundo, uma tradição iniciada nos Estados Unidos, que se expandiu um pouco por todo o mundo.
Agora que já sabe em que consiste a Black Friday e como esta pode ser vantajosa para o seu negócio, é importante perceber se a sua empresa está preparada para o evento!
Deixo-lhe algumas dicas que deve ter em atenção para uma Black Friday sem problemas.
1) Atenção ao aumento das vendas

É expectável que as vendas aumentem consideravelmente durante a Black Friday. No entanto, precisa de se certificar que a sua equipa está pronta para esse aumento exponencial.
Certifique-se que a sua equipa está formada e que todos sabem como agir durante esse período.
Tenha, também, em atenção se o seu site suporta picos de afluência. Se não sabe como o fazer, nós podemos ajudar!
Estas questões são fundamentais para oferecer uma boa experiência ao consumidor.
2) Defina a sua estratégia
Tente perceber quais os serviços estão em alta e ofereça pacotes vantajosos com esses mesmos serviços e com aqueles que pretende promover.
Quando falamos em produtos, esta pode ser a época perfeita para escoar stocks.
3) Comunique a campanha
Para ter sucesso nas vendas, é necessário que público conheça as suas ofertas. Para isso, pode fazer a divulgação nas redes sociais, através de e-mail marketing e até no próprio site.
Mas, se o que pretende é atingir mais pessoas, deve investir em anúncios pagos.
4) Ofereça mais do que descontos
É verdade que esta é a época ideal para oferecer descontos e, assim, aumentar as vendas. Mas pode sempre aproveitar a Black Friday para dar a conhecer novos produtos e/ou serviços.
É a oportunidade perfeita para influenciar os seus clientes a experimentarem novas coisas.
5) Esteja atento aos canais de comunicação
Além de compras, surgem, muitas vezes, dúvidas! É fundamental que esteja atento aos diversos canais de comunicação para esclarecer, o mais rápido possível, os seus clientes. A rapidez gera vendas.
6) Capture leads
Aproveite a Black Friday para aumentar a sua base de contactos.
Aproveite esta época de descontos para aumentar as suas vendas, mas, acima de tudo para fidelizar clientes.
Filipe Sá Martins
Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.