A importância de criar um currículo criativo

Não sei se sabe, mas o Curriculum Vitae no modelo Europass já está fora de moda. Atualmente, e com o montão de currículos que são entregues nas empresas, o CV que vai sobressair é aquilo que tem um design mais criativo e que seja apelativo a ler.

1 – Razões pelas quais deve criar um currículo criativo:
  • É a primeira impressão que o empregador vai ter de si;
  • Determina se tem um perfil profissional que atenda às expectativas da empresa;
  • É um espelho da sua capacidade como profissional criativo.

Sem dúvida que um currículo bem feito faz a diferença quando o seu objetivo é atrair a atenção do empregador e conquistar a vaga que deseja.

 

2 – O que não deve fazer ao criar o seu currículo:
  • Mentir;
  • Inserir informações desatualizadas;
  • Dizer quanto quer ganhar (apenas o deve dizer quando é solicitado pelo empregador);
  • Nunca cometa erros de português.

 

3 – Detalhes obrigatórios que devem estar presentes no seu currículo:
  • Apresentação: Nome e informações de contacto;
  • Resumo das suas qualificações: Fale um pouco sobre si (no máximo 3 ou 4 linhas) e mencione as suas qualificações para a vaga;
  • Formação escolar: Destaque as formações mais importantes, primeiro o mestrado (caso tenha), depois a licenciatura e outros cursos que acha que façam sentido mencionar para a vaga a que está a candidatar-se;
  • Habilitações adicionais: Inclua informações relevantes, como as suas habilidades de software, participação em palestras e seminários ou também projetos em que fez voluntariado.

 

4 – O design é fundamental

Não precisa de ser um craque em design para criar um currículo criativo. No entanto o design é fundamental para que o seu currículo sobressaia e possa ser visto por quem o está a recrutar. A plataforma digital Canva (www.canva.com) disponibiliza vários modelos de currículo bastante criativos e fáceis de trabalhar. Aproveite!

 

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.