A importância de criar um currículo criativo
Não sei se sabe, mas o Curriculum Vitae no modelo Europass já está fora de moda. Atualmente, e com o montão de currículos que são entregues nas empresas, o CV que vai sobressair é aquilo que tem um design mais criativo e que seja apelativo a ler.
1 – Razões pelas quais deve criar um currículo criativo:
- É a primeira impressão que o empregador vai ter de si;
- Determina se tem um perfil profissional que atenda às expectativas da empresa;
- É um espelho da sua capacidade como profissional criativo.
Sem dúvida que um currículo bem feito faz a diferença quando o seu objetivo é atrair a atenção do empregador e conquistar a vaga que deseja.
2 – O que não deve fazer ao criar o seu currículo:
- Mentir;
- Inserir informações desatualizadas;
- Dizer quanto quer ganhar (apenas o deve dizer quando é solicitado pelo empregador);
- Nunca cometa erros de português.
3 – Detalhes obrigatórios que devem estar presentes no seu currículo:
- Apresentação: Nome e informações de contacto;
- Resumo das suas qualificações: Fale um pouco sobre si (no máximo 3 ou 4 linhas) e mencione as suas qualificações para a vaga;
- Formação escolar: Destaque as formações mais importantes, primeiro o mestrado (caso tenha), depois a licenciatura e outros cursos que acha que façam sentido mencionar para a vaga a que está a candidatar-se;
- Habilitações adicionais: Inclua informações relevantes, como as suas habilidades de software, participação em palestras e seminários ou também projetos em que fez voluntariado.
4 – O design é fundamental
Não precisa de ser um craque em design para criar um currículo criativo. No entanto o design é fundamental para que o seu currículo sobressaia e possa ser visto por quem o está a recrutar. A plataforma digital Canva (www.canva.com) disponibiliza vários modelos de currículo bastante criativos e fáceis de trabalhar. Aproveite!