Instagram e TikTok Intimidam o Google

Os recentes estudos do Google deixaram os seus executivos surpreendidos!

A “Gigante das Pesquisas” percebeu que o Instagram e o TikTok estão a ameaçar não só o Youtube, mas também o Google Maps e os seus serviços de pesquisa. Estas informações vieram diretamente do vice-presidente da multinacional, Prabhakar Raghavan, durante a conferência Brainstorm Tech 2022 da Fortune.

“Continuamos a aprender, repetidamente, que os novos utilizadores da internet não têm as expectativas e a mentalidade com a qual nos acostumamos”, afirma Prabhakar. Este revela, também, que quase 40% dos jovens recorrem ao Instagram ou ao TikTok em vez do Google Pesquisa ou Maps para procurar algum lugar, “restaurantes para almoçar” ou produtos.

Isto leva a que o Google necessite de desenvolver novas formas de engagement para alcançar esta nova geração. Geração que nunca viu um mapa em papel e que procura algo mais dinâmico, como imagens e pesquisa por voz.

 

Algumas das mudanças que o Google vai implementar

Mudanças que “requerem bases tecnológicas totalmente novas” já estão a ser desenvolvidas.

Uma delas é a melhoria na realidade aumentada do Google Maps, que dispensa a consulta do mapa tradicional para chegar a lugares de interesse.

Outra, está nos resultados de pesquisa. Em pesquisas no Google, vídeos do TikTok podem aparecer como primeiro resultado, tirando algum espaço que antes era dedicado ao Youtube.

Filipe Sá Martins é o Fundador e CEO da Filipengine, destacando-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas e estratégias de Marketing Digital. Com formação em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e detentor do grau de Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Informação pela Universidade de Aveiro, construiu uma base técnica sólida. Com experiência na PT Inovação - Altice Labs, desempenhou funções como team leader, gestor de projetos, analista de sistemas e software developer, demonstrando liderança e capacidade de inovação. É também docente e formador certificado, especializado em Marketing Digital, Neuromarketing e Comunicação Empresarial. Membro da Ordem dos Engenheiros, rege-se por elevados padrões de ética e inovação. Além do percurso profissional, valoriza o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O seu compromisso com a excelência reflete-se na sua capacidade de transformar desafios em oportunidades estratégicas. A sua visão inovadora e orientação para resultados são fundamentais para o crescimento sustentável dos projetos que lidera.