Já é possível agendar e-mails no Gmail!

Há quem defenda que o Gmail é o melhor cliente de e-mail existente no mercado, coisa que para muitos faz sentido mas, para outros, nem tanto! Nem sempre é fácil agradar toda a gente todavia, enquanto developer pode-se (deve-se), sim, trabalhar com vista a propiciar a melhor intuição aos demais utilizadores da plataforma/ferramenta.

Com o avançar dos anos, a Google introduziu novas funcionalidades que cooperam na gestão e produção de e-mails.

Este artigo é relevante a todos os que possuem uma conta no Gmail e pretendem agendar, facilmente, um e-mail!


Todos nós já nos deparámos, pelo menos uma vez, com o pensamento do quão bom seria se pudéssemos agendar o envio automático de e-mails. Falo-vos da maravilha de poder pensar que, no dia X à hora Y, aquele e-mail será efetivamente enviado ao destinatário, sem que seja necessária a nossa intervenção direta.

Imagine esta situação:

O João passou toda a semana a atualizar o seu currículo, com o objetivo de o enviar a uma empresa e, assim, candidatar-se a um determinado anúncio, a decorrer até às 12:00h de segunda-feira mas, quando terminou, reparou num pequeno grande pormenor: eram 05:00h da madrugada e era domingo! Como instruído que é, sabia de antemão que não deveria proceder ao envio a tais horas, pelo facto deste poder vir a cair diretamente na caixa de spam do departamento de Recursos Humanos inerente. Como poderia o João solucionar tal situação, sendo que lhe havia surgido um imprevisto e não iria estar todo o dia em casa?

Foi exatamente a pensar nesta e noutras situações que a Google nos apresentou mais uma grande funcionalidade no Gmail. Agora pode agendar o seu envio para o dia e hora que quiser!



Como posso agendar e-mails no Gmail?

É simples!

Como qualquer outra funcionalidade da Google, trata-se de um procedimento super intuitivo!

Para conseguir agendar um e-mail só tem que seguir os seguintes passos:

  1. escrever o e-mail desejado, anexando os documentos que pretender, caso deseje;
  2. clicar na seta que aponta para cima, localizada ao lado do botão de Enviar;
  3. selecionar a opção Agendar Envio;
  4. poderá optar por uma das soluções apresentadas pela plataforma ou, em alternativa, escolher para enviar de forma personalizada em que, como o próprio nome indica, conseguirá definir o dia e a hora que pretende.

Paralelamente a estas novas features, a Google tem vindo a mostrar que, nesta fase, possui um objetivo muito bem definido: integrar ainda mais os serviços em tempos futuros. A plataforma de e-mail vai, então, continuar a progredir, podendo vir a ser interligada notoriamente com o Google Docs.

O que pensa em relação a esta novidade? É-lhe útil?

Sobre o autor

CEO and Software Developer at Filipengine - Sistemas de Informação and Software Developer at Altice Labs.

Comentar

Copy link
Powered by Social Snap