Se tem uma smartTV, os seus dados podem estar a ser roubados!

Atualmente, quase todos os cidadãos têm uma smartTV em casa. Estas televisões inteligentes, com aplicações que podem ser ligadas à Internet, estão presentes no dia a dia de várias pessoas e, por consequência, as vulnerabilidades tendem a surgir.

Alguns estudos que foram feitos recentemente, demonstram que empresas como a Netflix, o Facebook e a Google, estão a receber dados confidenciais dos utilizadores destas televisões. As smartTVs são as novas espiãs das nossas vidas, entre elas estão as marcas Samsung, LG e até os dongles de streaming Roku e FireTV da Amazon.

No caso da Netflix, os dados eram enviados independentemente de o utilizador ter, ou não, conta no serviço. Mesmo que a TV estivesse desligada, havia partilha de dados.

Publicidade dirigida

Hoje, estamos todos na Internet e, portanto, sabemos que grande parte das nossas ações estão constantemente a ser analisadas pelas grandes empresas de publicidade. O objetivo é oferecer aquilo que nos vai despertar mais interesse em determinado momento da nossa vida.

Num estudo, desenvolvido pela Princeton University, a publicidade dirigida está a obter também informações recolhidas através de smarTVs e equipamentos de streaming associados. Algumas das empresas que mais lucraram com esta recolha e partilha de dados foram: a Amazon, a Google, a Akami e a Microsoft.

 

Sobre o autor

Degree in Secretarial and Business Communication

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