Conhece alternativas à Google Play Store?

A Google Play Store tem cerca de 2,8 milhões de aplicações disponíveis, sendo, assim, a loja padrão e, portanto, a mais conhecida. Aparentemente, estes números podem ser o suficiente para a maioria das pessoas mas, na verdade, existem muitas lojas de aplicações Android alternativas por aí.

Porquê utilizar outra loja de apps Android?

São diversas as razões pelas quais deve aventurar-se além do Google Play, pois a maioria dos mercados alternativos de apps para Android oferece algo, de forma a conseguir algum destaque. Aqui está um rápido resumo dos principais incentivos:

  • Apps grátis e promoções: pode aproveitar a app grátis do dia, uma app premium com desconto ou outra oferta de forma a economizar o seu dinheiro.

  • Recomendações de apps: pode descobrir algumas apps recomendadas que não aparecem nos dez principais gráficos do Google Play.

  • Curated list: apresentam uma seleção menor de opções de apps que foram filtradas por qualidade, por uma faixa etária ou finalidade específica.

  • Localized portal: pode escolher uma app store que sirva especificamente o seu país.

Se é um Android developer, também deve considerar app stores alternativas para maximizar a sua exposição e, também, os seus resultados.

 

Quais são os riscos e problemas mais comuns?

O grande risco é o malware. A política de segurança das app stores Android variam de loja para loja. Em algumas poderá encontrar políticas segurança semelhantes às da Google, noutras não. Se quiser correr o risco, deve considerar instalar uma app de segurança primeiro, considerando sempre as melhores opções para que não seja afetado.

Outros problemas que pode encontrar estão relacionados com uma má experiência do utilizador, pois existem app stores que carregam versões pirateadas de apps e jogos.

Para os developers, os problemas trazem maiores complicações. Os termos e condições podem resultar em promoções impostas, o developer portal pode não ser transparente e as atualizações podem levar mais tempo para serem lançadas.

 

As melhores alternativas à Google Play Store:

Amazon AppStore

Começamos com a app store da Amazon, que talvez já conheça. Tem um variado e extenso catálogo disponível, com apps grátis e pagas. A página inicial sugere apps (com base nos seus interesses e compras anteriores) e, em datas comemorativas, é comum a loja oferecer apps grátis ou com ótimos descontos. É necessário criar uma conta na Amazon para usar esta app.

 

Uptodown

A Uptodown tem um imenso catálogo que preenchem os requisitos de diversos sistemas operacionais, como o Windows, Mac OS, Linux e, claro, Android. Segundo a própria empresa, sua loja para Android é a segunda maior na plataforma, a seguir à do Google Play, com mais de 30 mil apps no catálogo.

A store tem uma boa estrutura. O conteúdo é divido em secções, listas de destaques, avaliações de outros utilizadores.  As apps têm até um relatório de segurança, tornando-as mais fiáveis.

 

APKMirror

Não é bem considerada uma loja, mas sim um “repositório de APKs”, arquivando e disponibilizando versões atuais e anteriores das mais variadas apps. O problema é que o sistema de organização e download é diferente: quando clica numa app, tem a opção de ver todos os APKs disponíveis daquela app e, aí, começa a confusão: não existe uma recomendação do mais recente ou do mais adequado para o seu dispositivo.

 

Samsung Galaxy Apps

Os fabricantes tentam atrair as pessoas de forma a que estas utilizem as suas apps e serviços. Como a maior e mais bem-sucedida fabricante de dispositivos Android, a Samsung oferece uma gama de serviços e conteúdos próprios em todos os seus dispositivos, e isso inclui apps.

Pode obter conteúdos essenciais e exclusivos para o seu dispositivo através da Galaxy Store.

 

– F-Droid

O foco desta loja são as apps Open Source, ou seja, além dos APKs também tem acesso ao código-fonte das apps, o que pode ser bastante interessante se está a aprender a programar e quer entender como uma app funciona. Só precisa adaptar uma app para uma situação específica. Deve ter sempre em atenção se não há ameaças à segurança.

Claro que também há apps para os “utilizadores comuns”, sendo que algumas não estão disponíveis no Google Play porque vão contra as políticas da loja ou o modelo de negócios da Google.

A grande desvantagem da F-Droid é a desorganização. Não dá para avaliar a app ou deixar um comentário. No entanto, vale a pena experimentar.

 

Sobre o autor

COO (Chief Operating Officer) at Filipengine - Sistemas de Informação.

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap