Como poupar dinheiro?

A palavra poupança é bastante comum e utilizada por todos nós, principalmente em época de dificuldades financeiras. Sem dúvida que poupar dinheiro é a solução para o equilíbrio financeiro e é o primeiro passo para mudar a sua vida.

Assim, damos-lhe algumas dicas que pode aplicar no seu dia a dia para conseguir reduzir os seus gastos e juntar algum dinheiro ao final do mês.

 


10 sugestões para fazer uma poupança

Dicas para poupar

1 – Registe todas as despesas

O primeiro passo é, todos os meses, registar as despesas que tem. Há agendas que já trazem umas páginas dedicadas aos gastos mensais, no entanto, pode guardar todas as faturas e anotar cada uma das suas despesas num caderno dedicado às suas poupanças.

 

2 – Tome o pequeno-almoço em casa

Mais simples do que isto é impossível. Se fizer o cálculo semanal de todas as vezes que vai à pastelaria tomar o pequeno almoço, acredite, ao final de um mês pode comprar uma camisola de marca e se calhar ainda lhe sobram uns trocos. E quando digo pequeno-almoço, digo também a marmita que deve levar para o seu almoço e lanche… vai ver que só nisto vai poupar muito dinheiro, e ao mesmo tempo, poderá ter uma alimentação mais saudável.

 

3 – Não deite comida fora

O que sobrar do jantar pode perfeitamente servir de almoço ou jantar para o dia a seguir. Pense nas vantagens: não põe comida fora e poupa o seu tempo. Caso não lhe apeteça comer a carne grelhada do dia anterior, é fácil, pique a carne e faça um refugado com ela e depois aproveite-a para uma lasanha caseira.

 

4 – Aproveite os cupões e talões

Muitos supermercados já têm cartões associados, e com eles vêm os cupões e os talões de desconto. Veja sempre o que lhe compensa comprar e aquilo que realmente necessita. Aproveitar as promoções significa comprar em grandes quantidades, especialmente se forem coisas que não se estragam, como é o caso dos detergentes para a máquina de lavar a roupa, ou o papel higiénico, entre outros – ou coisas que têm um prazo de validade extenso, como é o caso do arroz, massa, azeite, óleo, leite, entre outros.

 

5 – Faça uma lista de compras

Antes de ir às compras, faça uma lista e compre só aquilo que nela está escrito. Assim vai-se manter dentro do orçamento que planeou gastar. Experimente as marcas brancas pois, muitas delas fazem o mesmo e ficam bastante em conta. Outra dica: nunca vá às compras com fome… temos tendência a comprar mais!

 

6 – Não compre água engarrafada

Adquira um filtro de água ou para aplicar à torneira. Ou então, caso tenha fontes de água própria para consumo perto de sua casa, aproveite e encha sempre os mesmos garrafões. Assim, ao mesmo tempo vai estar a reduzir o consumo de plástico. Quanto às garrafas de plástico que leva para o trabalho, que tal utilizar os frascos de polpa de tomate para uma garrafa de vidro diferente e reutilizável?

 

7 – Reduza as despesas mensais fixas

Precisa de tantos canais de televisão? Já pensou em quantos é que realmente vê? E para quê o telefone fixo, se atualmente todos temos um telemóvel? Relativamente à água, é importante reduzirmos os seus gastos no banho e nas lavagens da louça, daí a máquina de lavar a louça ser um bom investimento até para a sua conta da água ao final do mês. Quanto à luz, use e abuse da luz natural e, no inverno, ir para a cama cedo é sempre uma boa opção: poupa luz e descansa mais!

 

8 – Aproveite as ofertas culturais gratuitas

Esteja sempre atento à sua agenda cultural e desfrute dos concertos, palestras e workshops gratuitos. É sempre uma forma de poupar dinheiro e conhecer coisas novas. Se gosta de ler, aproveite a biblioteca municipal e alugue livros em vez de os comprar.

 

9 – Poupe na roupa

Os saldos são sempre uma excelente oportunidade para comprar roupa para o ano seguinte e não só. No entanto, tente dar uma oportunidade à roupa em segunda mão… faça uma limpeza ao seu armário no final de cada estação, dê as roupas que já não gosta ou não precisa, e aproveite se alguém o fizer consigo também!

 

 10 – Faça compras com dinheiro vivo e estipule um prazo para os seus objetivos

Uma dica infalível para quem não quer gastar mais do que o planeado no supermercado ou no centro comercial, é ir fazer compras com o dinheiro contado na carteira, e não o ultrapassar! Se pretender comprar alguma coisa que lhe faça falta ou que é um desejo/sonho para si, estipule um prazo para juntar dinheiro para a adquirir. Vai ver que terá um incentivo para poupar dinheiro!

 

Sobre o autor

Degree in Secretarial and Business Communication

Comentar

English EN Portuguese PT
Copy link
Powered by Social Snap